Abe e Trump concordam em aumentar a pressão contra a Coréia do Norte.
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente dos EUA, Donald Trump, concordaram em trabalhar mais de perto para aumentar a pressão sobre a Coréia do Norte, que está progredindo seus programas nucleares e de mísseis.
Os líderes se encontraram no sábado (8) em Hamburgo, na Alemanha, à margem da Cúpula do Grupo dos 20. Foi a terceira reunião individual entre os líderes.
Trump disse que a Coréia do Norte é um “problema e uma ameaça”, acrescentando que continuará a discutir a questão do Norte com o primeiro-ministro Abe.
Abe disse que é necessário aumentar a pressão sobre Pyongyang. Ele disse que as recentes conversações de cúpula com os Estados Unidos e a Coréia do Sul foram significativas, porque os países reafirmaram sua posição unida contra o Norte.
Abe e Trump concordaram que os laços estreitos entre os dois líderes e a aliança entre seus países contribuirão para a prosperidade regional e global.
Trump referiu-se ao déficit comercial dos EUA com o Japão e pediu uma relação comercial mutuamente benéfica. Abe disse que quer que o vice-primeiro-ministro Taro Aso e o vice-presidente Mike Pence tenham discussões construtivas no diálogo econômico Japão-EUA no final deste ano.
Abe disse a Trump que espera a visita do presidente ao Japão. Trump respondeu que faria a visita em breve.
- Zelensky rejeita acordo mineral com EUA por falta de garantias - 30 de março de 2025 7:09 am
- Grande terremoto de 7.7 em Mianmar deixa pelo menos 1.600 mortos - 30 de março de 2025 6:59 am
- Trump e Carney mantêm primeiro diálogo “produtivo” - 30 de março de 2025 2:45 am