-0 C
Kóka
domingo, 23 fevereiro, 2025 8:38: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Filipinas enviam tropas para ilha disputada no mar do Sul da China

As Filipinas estão se preparando para enviar tropas e abastecimento para o território da ilha disputada no mar do Sul da China.

Filipinas enviam tropas para ilha disputada no mar do Sul da China.

As Filipinas estão se preparando para enviar tropas e abastecimento para o território da ilha disputada no mar do Sul da China.

Anteriormente, o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou o deslocamento de tropas para as ilhas disputadas, localizadas no mar do Sul da China, onde se planeja construir casernas. Destaca-se que ele também planejava visitar uma das ilhas, mas cancelou sua visita depois de a China expressar preocupações em meio aos seus planos, informa a Assossiated Press.

Segundo dados da agência, o chefe do comando ocidental das Forças Armadas das Filipinas, Raul del Rosario, afirmou que tropas e abastecimento primário foram enviados na semana passada para a ilha de Thitu — uma das ilhas do arquipélago de Spartly, onde China está construindo estruturas militares.

A China e alguns países da região — Japão, Vietnã e Filipinas — desacordam quanto às fronteiras marítimas e às áreas de responsabilidade no mar do Sul da China e no mar da China Oriental. A China acredita que as Filipinas e o Vietnã usam conscientemente o apoio dos EUA para a escalada da tensão na região.

A câmara permanente da Corte de Arbitragem de Haia determinou, em julho de 2016, que a China não possui fundamento para reivindicar território no mar do Sul da China. O tribunal considerou que os territórios em disputa do arquipélago Spratly (Nansha) não são ilhas nem zona econômica exclusiva. A China não reconheceu a decisão da arbitragem.

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img