Flávia Bittencourt em turnê de lançamento do DVD “Leve”.

A maranhense Flávia Bittencourt faz parte da nova geração de cantoras e compositoras brasileiras e vem colhendo elogios de críticos, como Mauro Dias, e nomes como Ferreira Gullar e Aquiles Reis, vocalista do MPB4. Iniciou sua carreira na adolescência, influenciada por cantores e compositores como Dominguinhos, Lenine, Elizeth Cardoso, Beatles, Rolling Stones, Jane Duboc, e pelas manifestações culturais do Maranhão, como bumba-meu-boi e tambor de crioula.

As raízes culturais estão presentes na escolha do repertório, que traz as manifestações da cultura popular em diálogo permanente com suas composições e com as canções de outros compositores.

Flávia está em turnê para a divulgação do DVD Leve, seu trabalho mais recente. Ele chega depois dos álbuns “Sentido” (2005), “Todo Domingos”, em homenagem a Dominguinhos (2010), e “No Movimento” (2013), onde contou com a participação de Alcione, Luiz Melodia, o músico e compositor Antúlio Madureira (“Cavaleiro do Sol”, tema de “O Auto da Compadecida”), o Bloco Tradicional Os Feras, além da bailarina Ana Botafogo, que participa do vídeo clipe da canção Réconfort (versão em francês da música “De volta pro Aconchego”de Dominguinhos e Nando Cordel). Com repertório composto de músicas autorais e releituras de autores consagrados, Flávia passeia com desenvoltura por ritmos diversos, criando uma sonoridade peculiar, instigante e universal. Sob a direção musical de Aquiles Faneco, Flávia entoa canções conhecidas como “Hoje eu quero sair só”, de Lenine, “Eu só quero um xodó”, de Dominguinhos, e “Praieira”, de Chico Sciense. E músicas de sua autoria como “Leve”, que dá nome ao DVD, “Um teu segundo” e “Vazio”, além da inédita “Franqueza”, de Luiz Melodia e Renato Piau, canção composta especialmente para ela. O DVD marca os 10 anos de carreira da artista.

Aclamada pela crítica especializada, Flávia transmite em um só álbum, todos os elementos responsáveis por sua formação musical. A pluralidade do conteúdo fica visível com a valorização dos elementos regionais do Maranhão, como bumba-meu-boi e tambor de crioula, a essência do samba, que ela buscou no Rio de Janeiro, e os elementos da música pop, que se caracterizam pela contemporaneidade.

“A assinatura estética deste trabalho reúne os meus dez anos de dedicação à música e valoriza, a meu ver, os traços mais característicos do regionalismo com o qual cresci, vivi e sou parte”, diz Flávia na gravação do DVD, no Teatro Arthur Azevedo.

Flávia, que realizou turnês na Europa entre 2008 e 2014, agora se encontra no tour “Leve”, que já passou por São Luís (MA), Aracajú (SE), Salvador (BA), Recife (PE), Caruaru (PE), João Pessoa (PB) e, além de Curitiba (PR), percorrerá ainda Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF). Em maio, Flávia volta a se apresentar no exterior e fará três shows em Nova York, nos Estados Unidos.

Flavia Bittencourt está em turnê com o DVD “Leve”, e no dia 28/04, as 20:00 hras, realizará o show de Lançamento no teatro Regina Vogue em Curitiba.

Seu CD de estreia, “Sentido”, de 2005, teve música incluída em trilha sonora de novela e possibilitou a sua primeira turnê internacional. Depois do lançamento no Brasil, o show passou por cidades da França, Portugal, Itália e Bélgica.

Em 2007, participou do projeto Samba Novo (Som Livre), que contou com a participação dos novos nomes da MPB.

O álbum “Todo Domingos”, de 2010, foi dedicado a Dominguinhos. “Conheço a Flávia há algum tempo, ela é uma menina lutadora, fez o projeto do disco e fiquei muito feliz, ela tem muito valor, por isso vou ajudá-la como puder”. Palavras do saudoso mestre Dominguinhos, que participa do CD. Flávia deu vida nova a composições como “Lamento Sertanejo”, “Abri a Porta”, “De Volta pro Aconchego” e “Eu Só Quero um Xodó”, que ganhou elementos do flamenco e do bumba-meu-boi, e trouxe à tona músicas menos conhecidas de Dominguinhos, como “Diz Amiga”, composição dele em parceria com Guadalupe. A turnê deste trabalho contou com shows em diversas cidades brasileiras, além da turnê internacional nas cidades de Barcelona, Madri, Varsóvia e Birmingham. Em julho de 2011, apresentou-se em Luanda Luanda, Angola, ao lado da Orquestra do Rio de Janeiro.

O disco “No Movimento”, de 2013, inaugura uma nova fase de Flávia Bittencourt, que assume um estilo mais popular, com composições próprias e releituras de sucessos como “Fanatismo”, de Fagner e Florbela Espanca, e “Mar de Rosas”, de Joe South, em uma versão de Rossini Pinto, bastante acessada no site do YouTube. Nestes 10 anos de música, Flávia leva no seu currículo o Troféu Cata-Vento, do programa Solano Ribeiro e a Nova Música do Brasil, da Rádio Cultura Brasil, como Melhor Cantora. A turnê também passou pelas cidades de São Paulo (no Sesc Santo Amaro, com participação de Luiz Melodia e no Memorial da América Latina), Rio de Janeiro no Teatro Rival, em São Luis, em Recife, na França (em Marseille e Toulon, onde retornara desta vez para o lançamento em Paris em abril de 2014) e também durante o ano de 2014, pelas cidades situadas em países da América do Sul como Buenos Aires – Argentina, Lima – Peru e Bogotá – Colômbia.

Em 2014, Flavia Bittencourt idealizou o musical “Mulher”(Woman) com a primeira dançarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo que trata das grandes mulheres que colaboraram com a construção da identidade das mulheres na sociedade brasileira. .

Realizando shows nas principais capitais brasileiras com o seu mais novo trabalho, O DVD Leve, chegou o momento do público conferir a elogiada performance dessa maranhense que está circulando com este projeto acompanhada dos músicos Aquiles Faneco (guitarra), Otavio Gali (baixo), Babi Bergamini (bateria), Felipe Tauil (percussão) e Nelsinho Freitas (sanfona e teclado). Vale a pena conferir!! Flávia tem o dom de levantar a plateia, seja com músicas já consagradas ou com novas composições.

Prêmios

Com o CD Sentido, Flávia Bittencourt foi pré-selecionada para o Grammy Latino e para o Prêmio Tim de música, além de ter a música “Terra de Noel” incluída na trilha-sonora da novela América da TV Globo.

Pela Rádio Universidade FM de São Luís, recebeu os seguintes prêmios:

Ano de 2009: Melhor Show, Destaque da noite e Melhor CD: Todo Domingos;

Ano 2006: Melhor Intérprete;

Ano 2005:Melhor Cantora, melhor interpretação e melhor CD: Sentido.

Em 2011, participou do Prêmio da Música, no show em homenagem a Noel Rosa, ao lado de cantores como Zélia Duncan, Lenine, Arlindo Cruz e Sandra de Sá.

Em 2014 recebe o Troféu Cata-vento  de melhor cantora brasileira pela Rádio Cultura do Brasil.

Ainda em 2016, Flávia Bittencourt atua no Curta Metragem “Redenção” dirigido por Neville d`Almeida, seu personagem é uma cafetina chamada Mara. 

FLÁVIA POR ELES:

“Conheço a Flávia há algum tempo, ela é uma menina lutadora, fez o projeto do disco e fiquei muito feliz, ela tem muito valor, por isso vou ajudá-la como puder. Dominguinhos

“Flávia Bittencourt é o novo nome que surge no cenário da música popular brasileira. Com sua bela voz, seu talento musical e sua encantadora presença em cena, será a nova estrela da MPB, sem dúvida alguma.” Ferreira Gullar

“Eu acredito que a Flávia é um poder musical que está acontecendo interessante. Vale a pena se ouvir porque ela é uma artista que já aconteceu, só basta seguir em frente porque ela tem um talento maravilhoso… Então pra frente Flávia!” Luiz Melodia

         “Em mais de trinta anos de jornalismo, sempre escrevendo sobre música brasileira, em jornais como O Globo e O Estado de São Paulo, em revistas como Visão e Carta Capital, tive não muitas oportunidades de me surpreender com talentos que fugiam ao comum, suplantando a média do que se tinha como novo, igualando-se ou ultrapassando o consagrado.

Quando ouvi cantar pela primeira vez a maranhense Flávia Bittencourt, um desses momentos se deu. É dela uma expressão formada, digna, segura, que enobrece a música riquíssima de sua terra natal e dá cor nova a todo o espectro culto da canção popular brasileira.

A voz é privilegiada, a presença de cena encantadora, a interpretação apaixonada, densa, resolvida. Flávia Bittencourt não é um talento a ser descoberto: é um trunfo a ser erguido em nome do melhor que a cultura produz.

Seu primeiro disco, Sentido, tem participação de nomes consagrados que lhe reconhecem  a nobreza: Dominguinhos, Renato Braz, Laércio de Freitas, Quinteto em Branco e Preto; Flávia se apresenta como compositora, em duas faixas, e dá-se por inteira à criação dos outros, quase sempre seus conterrâneos, sem deixar de lado expressões de outros cantos brasileiros – como Martinho da Vila.

Que ela seja ouvida.”

Mauro Dias (jornalista e crítico de música)

Website: http://www.flaviabittencourt.com/
Facebook: https://www.facebook.com/flaviabittencourtoficial/
Youtube: https://www.youtube.com/user/BittencourtFlavia

Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)