2.5 C
Kóka
segunda-feira, 23 dezembro, 2024 7:47: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão: Novas regras podem dar chance à Abe de liderar até 2021

Japão: Novas regras podem dar chance à Abe de liderar até 2021. O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, pode ter a chance de permanecer no poder até 2021, tornando-o o líder do pós-guerra a ficar mais tempo na liderança do país.

De acordo com o Financial Times, o Partido Liberal Democrático (LDP) aprovou, formalmente, a prorrogação de limites de mandato para seu líder, permitindo que o líder do seu partido sirva até três mandatos consecutivos de três anos, em vez de dois.

Analistas econômicos e de negócios esperam que Abe permaneça no poder até 2021, devido a seus altos índices de aprovação durante seus quatro anos no cargo e porque não há opositores dentro do seu partido.

Abe teria sido forçado a deixar o cargo de líder do partido e primeiro-ministro em setembro do próximo ano, se não fosse pela nova regra.

Analistas também citam que partidos de oposição fracos e desorganizados como outra razão para aumentar a extensão do mandato de Abe.

Segundo a Reuters, a extensão poderia dar a Abe uma chance de alcançar seu objetivo de rever a constituição do pós-guerra, que foi elaborada pelos EUA, uma constituição que nunca foi alterada desde que entrou em vigor em 1947.

A mudança em questão refere-se à revisão do artigo 9 da Constituição que limita os militares, uma questão que continua a ser polêmica dentro do país, especialmente em face ao crescente desenvolvimento militar da China e Coréia do Norte.

Abe classificou o teste de míssil balístico feito por Pyongyang, no mês passado, como absolutamente “intolerável” e pediu à Coréia do Norte que cumpra as Resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

No entanto, Abe não escapou de um escândalo, apesar de sua constante liderança.

Ele foi envolvido em um escândalo de um acordo de terras, que beneficia uma escola particular com uma agenda nacionalista e que possui ligações com sua esposa. Ele nega qualquer transgressão.

Analistas políticos acreditam que Abe pode enfrentar uma tempestade se o escândalo se arrastar.

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img