Tufão Nock-Ten mata quatro nas Filipinas. O poderoso tufão Nock-Ten matou pelo menos quatro pessoas em seu caminho pelas Filipinas, segundo autoridades.
Apesar dos receios iniciais, Manila, a capital densamente povoada, foi poupada pela tempestade, que teve ventos de até 120 km/h (74 mph).
O Nock-Ten derrubou árvores e linhas de transmissão de energia, forçando mais de 380.000 pessoas a evacuarem de suas casas.
Autoridades alertaram sobre inundações e deslizamentos de terra durante as próximas 36 horas.
Equipes de emergência foram enviados para limpar estradas de árvores caídas e linhas de energia. Funcionários prometeram que a eletricidade seria restaurada rapidamente em áreas muito atingidas.
Dezenas de vôos nacionais e internacionais foram canceladas devido à tempestade, e as autoridades disseram que mais de 12 mil pessoas passaram o Natal presos em portos, depois que os oficiais impediram que as balsas navegassem.
Os transportes marítimos, terrestres e aéreos retomaram, lentamente, as suas operações.
Um fazendeiro morreu depois de ter sido atingido por uma árvore, na província de Quezon, e três outros moradores, incluindo um casal, que foram levados por uma inundação repentina, morreram na província de Albay, informou a Philippine Star.
Em Albay, os oficiais impuseram evacuações forçadas, porque os residentes se recusaram a sair de suas casas no Natal, o maior feriado da nação, de maioria católica.
O Nock-Ten, conhecido como Nina nas Filipinas, entrou na costa leste perto da ilha de Catanduanes no domingo, e estava se dirigindo para o Mar da China Meridional.
Em Catanduanes, Albay e Camarines Sur, as autoridades declararam “estado de calamidade” para permitir um desembolso mais rápido dos fundos de emergência, disse o The Manila Bulletin.
Em outubro, o Super Tufão Haima atingiu o país, matando pelo menos quatro pessoas. Em 2013, super tufão Haiyan reivindicou mais de 7.350 vidas.
- Trump e Biden se encontram na Casa Branca após eleição - 14 de novembro de 2024 12:20 pm
- Duterte admite ter matado 4 suspeitos na guerra às drogas - 14 de novembro de 2024 11:48 am
- Primeiro-ministro japonês viajará para cúpulas da APEC e G20 - 14 de novembro de 2024 11:39 am