Pearl Harbor: Abe destaca a força da reconciliação Japão-EUA. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, comprometeu-se a defender a vontade do povo japonês de que os horrores da guerra nunca mais devem ser repetidos.
Ele também enfatizou a importância da reconciliação entre o Japão e os Estados Unidos e prometeu que os dois países cooperariam pela paz e estabilidade mundiais.
Abe, juntamente com o presidente dos EUA, Barack Obama, se dirigiu a veteranos dos EUA de ascendência japonesa e outros no Kilo Pier, em Pearl Harbor, no Havaí, nesta terça-feira.
Mais cedo, os dois líderes ofereceram flores no “USS Arizona Memorial” e oraram pelas vítimas do ataque da Marinha Imperial Japonesa, há 75 anos.
O ataque em 7 de dezembro de 1941, empurrou os EUA para a Segunda Guerra Mundial.
Abe disse que, como primeiro-ministro do Japão, ele oferece suas sinceras e eternas condolências às almas daqueles que perderam suas vidas em Pearl Harbor, bem como aos espíritos de todos os homens e mulheres corajosos cujas vidas foram tomadas por uma guerra que começou neste mesmo lugar, e também para as almas dos inúmeros inocentes que se tornaram vítimas da guerra.
Ele disse que o povo japonês fez um voto solene de que eles nunca deverão repetir os horrores da guerra novamente, acrescentando que os japoneses continuarão a defender este princípio inabalável.
Abe disse que, para as almas dos militares que descansam a bordo do USS Arizona, ao povo americano e a todos os povos do mundo, ele promete esse voto, inabalável, neste lugar, como o primeiro-ministro do Japão.
Abe disse também que depois de 75 anos desde “Pearl Harbor”, Japão e os EUA, que lutaram uma guerra feroz que ficará nos anais da história humana, tornaram-se aliados, com laços profundos e fortes, raramente encontrados em qualquer outro lugar na história.
Ele disse ainda que os dois países aliados enfrentarão, juntos, em um grau ainda maior, os muitos desafios que cobrem o globo.
Abe chamou os laços entre Japão e os EUA “uma aliança da esperança”, que ele diz que irá levá-los para o futuro.
Ele disse que o que uniu os dois países é o poder da reconciliação, que foi possível graças ao espírito de tolerância.
Abe disse que até hoje, os horrores da guerra não foram erradicados do mundo.
Ele disse que o mundo precisa do espírito da tolerância e do poder da reconciliação agora, especialmente agora.
Ele disse que o Japão e os EUA, que erradicaram o ódio e cultivaram a amizade e confiança com base em valores comuns, estão assumindo a responsabilidade de apelar ao mundo sobre a importância da tolerância e do poder da reconciliação.
Abe disse que os 2 países não pouparão esforços para tornar esse desejo uma realidade. Ele disse que, juntamente com o presidente Obama, ele faz essa firme promessa.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am