Quando o assunto é moda a França é uma referência global nesse setor sendo considerada a capital mundial da moda.
As mulheres francesas têm uma sofisticação natural e um bom gosto que são características marcantes. Elas esbanjam estilo e classe e são fontes de inspiração para todo o mundo.
No quesito moda, a mulher francesa é seletiva, preza por qualidade e tem um estilo próprio. Em vez de seguir tendências ela é fiel às formas e cores que lhe vestem melhor, e é exatamente por isso que são clássicas e tradicionais.
Para fazer esse post convidei a Soraya Vidal, uma amiga brasileira que mora há 9 anos na França, que é amante da moda, mega estilosa, manda super bem nos looks – como vocês podem ver nas fotos do post – e tem muito a compartilhar com a gente por aqui.
Elaborei um Bate Papo com 5 perguntinhas e a Soraya contou tudo sobre o estilo e comportamento das francesas. Vamos conferir!?
1. Soraya, conta pra gente um pouco sobre o estilo das francesas. Com a sua experiência de vida aí, como você define a mulher francesa?
SORAYA: Para mim as francesas são elegantes, femininas, discretas e chiques. Elas NUNCA exageram, são naturais e sempre usam os cabelos levemente despenteados, o que dá todo charme. As vezes dá até a impressão de que elas não fazem nada para serem chiques, elas parecem combinar uma elegancia clássica com o um despojado cool, o que não é nada fácil de imitar. Elas são simples na escolha dos tons, usam muito preto, cinza, branco, bege e azul, dificilmente usam muitas cores. Na escolha dos acessórios elas sempre optam pelos mais discretos.
2. Vejo pelas suas fotos que você tem muito bom gosto e segue bem o estilo delas. Quais peças nunca podem faltar no closet de uma francesa?
SORAYA: No meu ponto de vista as peças que são indispensáveis no closet de uma francesa é um “traje masculino”, camisas brancas de botão e um blazer preto nunca faltam; são ideais para entrevistas de trabalho e momentos que requeiram mais seriedade. Também não faltam trench, saia lápis, camisas básicas em cores claras, vestidos pretos que servem com tudo e a jaqueta smoking preta que é outra peça estrela para as francesas. Nos pés, as botas de couro, scarpin preto, sapatilhas e mocassim são as escolhas delas para o dia a dia. Outro detalhe é que elas prezam muito pela qualidade e investem em produtos bons e duradouros, sapatos e bolsas de boas marcas são fundamentais.
3. Do inverno ao verão, como são os looks das francesas? Que peças elas mais usam em cada estação?
SORAYA: As francesas não seguem muito tendências, elas têm um estilo próprio independente de estação. Mas as listras, blusas brancas de algodão que combinam com tudo, aquele famoso gorro azul de marinheiro que é lindo, são peças que representam bem o verão na França. Elas são práticas com os looks e não gostam de muita informação. Já no inverno, elas investem em um bom casaco, calça de couro e também usam bastante saias com aquelas meias bem grossas.
4. Com a beleza, quais cuidados elas costumam ter?
SORAYA: Elas investem muito em produtos para a pele e usam pouquíssima maquiagem, saem praticamente de cara lavada; quase não usam base, apenas bb cream, rímel e um pouco de blush, muitas não usam nem batom. Os cabelos estão sempre bem naturais, levemente despenteados, que fica um charme! Ah, e elas são totalmente contra cirurgia plástica; são bem naturebas mesmo, muitas nem ligam para pintar os cabelos e até deixam os fios brancos aparecendo, isso é bem típico das francesas. Elas não são adeptas à tratamentos estéticos como as brasileiras, preferem cuidar do corpo de maneira natural, mas não abrem mão de bons cosméticos para cuidar da pele.
5. E com o corpo e alimentação? Como as francesas cuidam da saúde? Que tipo de exercícios elas gostam de praticar e quais hábitos costumam ter?
SORAYA: Elas não vivem de regime mas se preocupam bastante com a alimentação, comem muitos legumes, proteínas, praticamente não comem fritura, evitam carboidratos a noite e têm o costume de comer em poucas porções, acho que o segredo tá aí. Elas também andam muito a pé, de bicicleta, pegam metrô, sobem e descem escadas, têm uma vida bem ativa e isso ajuda muito a manter a forma. Na academia, as francesas gostam mais das aulas coletivas, aeróbica, zumba, spinning, caminhar… Diferente das brasileiras, elas não gostam de musculação nem de corpo definido, gostam de ser bem magrinhas mesmo.
Então é isso meus amores… Foi muito bom conhecer um pouco mais sobre a moda e os costumes das francesas. Obrigada Soraya!
Para mim, o que mais me chama a atenção é como elas sabem ser naturalmente lindas. A praticidade, o estilo próprio e a escolha certa por peças chaves evitam o consumismo exagerado e são sinônimo de inteligência. Não é à toa que elas são fonte de inspiração para o mundo.
E vocês, o que acharam? Gostaram das dicas e dos looks da Soraya?! Eu amei e já estou preparando um novo bate papo, desde vez sobre as canadenses. Fiquem ligadas.
Soraya Instagram @sorayadulary
Um beijo e até mais, Taiara Desirée.
- Como a franja pode influenciar a sua imagem e comportamento? - 14 de maio de 2019 8:57 am
- Entenda a diferença entre cosmético natural, orgânico e vegano - 11 de fevereiro de 2019 8:53 am
- Saiba mais sobre a Consultoria Design Pessoal Online - 1 de fevereiro de 2019 11:31 pm