Suspeita de casos de gripe aviária em Aomori e Niigata. O Ministério da Agricultura do Japão disse que um possível vírus da gripe aviária foi detectado em galinhas e patos mortos em fazendas na prefeitura de Aomori e na prefeitura central de Niigata.
O Ministério enviará equipes de investigação às prefeituras na terça-feira.
O Ministro, Yuji Yamamoto, disse aos oficiais, em uma reunião de emergência na segunda-feira, que o mais importante é dar a resposta inicial correta.
A reunião ocorreu após exames preliminares descobrirem que as amostras de aves mortas testadas deram positivo para a gripe aviária.
Os resultados detalhados dos testes são esperados para segunda-feira à noite. Se confirmado, o vírus será o primeiro detectado em aves, desde janeiro do ano passado.
O Ministério do Meio Ambiente disse que recebeu 19 relatórios, nesta temporada, do vírus encontrado em aves migratórias selvagens mortas ou em seus excrementos, em todo o país.
Em cada caso, o vírus era uma estirpe altamente tóxica do tipo H5N8, que é o mesmo encontrado na Coréia do Sul em novembro. Mas a rota da infecção não foi determinada.
O ministério elevou o alerta para o mais alto nível de 3 pela primeira vez em 2 anos e expandiu o escopo para a verificação de aves mortas cujo risco de infecção pela gripe aviária é relativamente baixa.
As autoridades alertam as fazendas de aves de que o vírus pode se espalhar por ratos e outros pequenos animais que transportam dejetos de aves selvagens.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am