Hospital Santa Cruz oferece serviços de alta qualidade que permitem identificar e tratar o câncer de próstata. Se detectada no início, a doença possui grandes chances de cura.
Durante este mês ocorre o Novembro Azul, campanha de conscientização sobre a saúde masculina com foco no câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.
O câncer de próstata é uma doença relativamente comum, mas possui grandes chances de cura ao ser detectada em seu início. Esse tumor maligno raramente é muito agressivo e também não se espalha rapidamente. É por isso que a periodicidade de um ano para os exames de rotina é suficiente. Os exames são indicados após os 50 anos de idade, mas para quem tem histórico familiar da doença, eles começam mais cedo, aos 45 anos.
Quando o tumor maligno, conhecido como câncer de próstata, é identificado em fase inicial, a cirurgia é o procedimento mais recomendado, já que o tumor está restrito somente à próstata. O Hospital Santa Cruz (HSC) de São Paulo oferece a seus pacientes os dois principais métodos de cirurgia: a aberta e a laparoscópica, sendo esta última uma técnica mais recente, inovadora e menos invasiva que a aberta. Ambas possuem a necessidade de incisão, porém, na laparoscópica, o médico faz cortes bem menores e utiliza uma pequena câmera de vídeo para auxiliá-lo no procedimento. Por ser menos invasiva, permite uma menor perda de sangue, menor tempo de internação e uma recuperação mais rápida.
Em situações em que não há mais indicação de cirurgia ou radioterapia porque o tumor já está em um estágio muito avançado, há outras formas de tratamento, como as castrações química ou cirúrgica e a quimioterapia clássica, a mesma utilizada nos outros tipos de cânceres. No HSC, o paciente encontra um serviço de quimioterapia totalmente equipado e uma equipe extremamente capacitada para lidar com a doença.
Mas antes de se chegar ao tratamento, é necessário fazer o diagnóstico correto. Além da conversa que o urologista tem com o paciente, há vários exames que auxiliam o médico a chegar a uma conclusão. Um deles é o PSA, sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico, uma substância produzida pela próstata e detectada por meio de coleta de sangue. Também é muito importante o toque retal, a ultrassonografia e a ressonância nuclear magnética, que mostram a presença de nódulos e o aumento de tamanho do órgão. Todos os exames são oferecidos pelo Hospital Santa Cruz, que possui equipamentos de qualidade e profissionais qualificados para executar os procedimentos de forma humanizada e com muito cuidado.
“Recentemente, um avanço da ressonância nuclear magnética, chamada de multiparamétrica, permite detectar se o tumor da próstata tem ou não possibilidade de ser maligno. Essa tecnologia inovadora, também oferecida pelo HSC, dá ao urologista uma segurança para solicitar ou não uma biópsia da próstata, exame que traz a resposta final se o tumor é benigno ou maligno”, explica João Afif Abdo, médico fundador e responsável pelo Serviço de Urologia do HSC.
O ideal é não descuidar da saúde e realizar todos os anos os exames de rotina. O urologista conclui: “não há como prevenir o câncer de próstata, mas há como identificá-lo em seu início e, assim, prevenir um problema maior”.
Sobre o Hospital Santa Cruz
Fundado com o compromisso nipo-brasileiro em oferecer um atendimento médico hospitalar de excelência no Brasil, em 2016, completou 77 anos dedicados em proporcionar uma vida melhor e mais saudável à população. Atualmente é referência em Oftalmologia, Ortopedia, Neurologia e Cardiologia, sendo reconhecido também pela tecnologia de ponta em tratamentos, ações de responsabilidade social e sustentabilidade, atividades de ensino e pesquisa, e atendimento humanizado com profissionais bilíngues.
São mais de 1 milhão de atendimentos ao ano, com atuação integrada e multidisciplinar, tendo 50 especialidades no Ambulatório, além do Pronto Atendimento e de um Centro Cirúrgico capacitado para executar operações de alta complexidade. Dispõe de 04 salas de cirurgias oftalmológicas, 09 salas de cirurgias em geral e 170 leitos, sendo: 138 de internações, 10 UTI Coronariana, 10 UTI Neurológica, 10 UTI Geral e 02 de TMO (Transplante de Medula Óssea).
Site: http://www.hospitalsantacruz.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/santacruzhosp
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/hospital-santa-cruz
Twitter: https://twitter.com/santacruzhosp
Instagram: https://www.instagram.com/santacruzhosp
Mais informações para a imprensa
A4&Holofote Comunicação – http://www.a4eholofote.com.br
Mariana Bertolini – marianabertolini@a4eholofote.com.br – (11) 3897-4133 / (11) 99916-8091
Débora Fiorini – deborafiorini@a4eholofote.com.br – (11) 3897-4131
Débora Fiorini
deborafiorini@a4eholofote.com.br
+55 11 3897 4131
a4&holofote comunicação
Rua Artur de Azevedo, 401
05404-010 São Paulo SP
Facebook: https://www.facebook.com.br/a4eholofote
+55 11 3897 4122
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am