Abe: Implantação de mísseis em ilhas é lamentável. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse na sexta-feir,a que a implantação pela Rússia de sistemas de mísseis em ilhas do Pacífico Ocidental que também são reivindicadas por Tóquio foi “lamentável”.
Seus comentários chegaram menos de um mês antes de o presidente russo, Vladimir Putin, visitar o Japão para conversações, com vistas ao progresso na disputa territorial de décadas.
Moscou já disse que espera que a implantação não prejudique os esforços para resolver a disputa.
A imprensa russa informou, na terça-feira que os sistemas de mísseis anti-navio Bastion e Bal estavam agora em operação nas ilhas, parte de um arquipélago no Oceano Pacífico, sobre o qual a Rússia e o Japão apresentam vindicam como parte inerenen do pais,rivais por 70 anos.
A disputa sobre as ilhas, chamada Kuriles do sul na Rússia e os Territórios do Norte no Japão, impediu que Tóquio e Moscou assinasem um tratado de paz para terminar, formalmente, a Segunda Guerra Mundial.
“As quatro ilhas são território inerente ao nosso país e transmitimos através de rotas diplomáticas como esta … não é compatível com a posição do nosso país e é lamentável”, disse Abe à câmara alta do parlamento.
Uma delicada diplomacia está em andamento para preparar o encontro entre os líderes russos e japoneses no Japão, em 15 a 16 de dezembro.
Ambas as partes disseram que esperam poder ter progressos no sentido de resolver a disputa.
Abe acredita que a tentativa de cooperação econômica ajudará a aliviar a crise ,quando ele se encontrar com Putin, em vista do impacto da economia russa devido à queda dos preços do petróleo e às sanções ocidentais impostas pela Anexação da Crimeia.
(Escrito por Linda Sieg, reportagem adicional de Teppei Kasai, edição de Paul Tait)
- Trump e Biden se encontram na Casa Branca após eleição - 14 de novembro de 2024 12:20 pm
- Duterte admite ter matado 4 suspeitos na guerra às drogas - 14 de novembro de 2024 11:48 am
- Primeiro-ministro japonês viajará para cúpulas da APEC e G20 - 14 de novembro de 2024 11:39 am