Vietnam relata primeiro caso de microcefalia ‘provavelmente ligado’ ao vírus Zika. O Vietnam tem, provavelmente, seu primeiro caso de microcefalia ligado ao vírus Zika, uma condição que leva ao nascimento de bebes com cabeças, anormalmente, pequenas, disse o ministério da saúde do país no domingo.
O paciente é um bebê de quatro meses, da província central de Dak Lak, cuja mãe havia contraído o vírus Zika durante a gravidez.
“Este é um caso microcefalia com alta probabilidade de estar relacionada com o vírus Zika e também o primeiro no Vietnam”, disse o Departamento Geral de Medicina Preventiva, em uma declaração oficial.
O diretor do departamento, Tran Dac Phu, disse à Reuters que houve nove casos de vírus Zika no país, mas espera que mais casos sejam confirmados nos próximos dias.
Caso a condição do bebê seja confirmada como resultado do vírus Zika, o Vietnam se tornaria o segundo país no sudeste da Ásia a relatar o caso – o primeiro foi a Tailândia.
No início deste mês, o governo elevou o nível de ameaça para vírus Zika e aumentou a monitorização de mulheres grávidas no país, depois que houve um aumento dos casos.
Enquanto isso, Burma (Myanmar) também está em alerta, com o Ministério da Saúde aconselhando as mulheres em Yangon a fazer exames médicos antes de engravidar, nos próximos seis meses, depois de confirmado o primeiro caso na cidade.
O Dr. Soe Lwin Nyein, diretor-geral do Departamento de Saúde Pública do ministério, disse numa conferência de imprensa, na sexta-feira, que a paciente é uma mulher estrangeira, de 32 anos de idade, que vive em Yangon há dois anos.
Ele acrescentou que a paciente, que também está grávida, acredita ter sido infectada com o vírus durante uma viagem ao exterior, ao longo das últimas duas semanas.
O ministério disse que tomará medidas preventivas em Yangon e Mandalay, e também realizou check-ups médicos em mais de 30 pessoas no município, onde a paciente residente.
“Nós ainda não encontramos nenhum paciente suspeito”, disse Soe Lwin Nyein.
Embora o Zika tenha causado surtos esporádicos na região, no passado, a ligação entre o vírus e a microcefalia tornou-se evidente, primeiro, no Brasil, que viu um aumento sem precedentes nos casos da doença.
- Trump e Biden se encontram na Casa Branca após eleição - 14 de novembro de 2024 12:20 pm
- Duterte admite ter matado 4 suspeitos na guerra às drogas - 14 de novembro de 2024 11:48 am
- Primeiro-ministro japonês viajará para cúpulas da APEC e G20 - 14 de novembro de 2024 11:39 am