Japão e União Européia condenam desenvolvimento militar da Coreia do Norte. Japão e União Europeia dizem que abusos humanitários da Coreia do Norte são consequência de seus maciços gastos militares.
As duas partes estão tentando uma melhoria da situação dos direitos humanos da Coréia do Norte em um projeto de resolução, que pretendem apresentar às Nações Unidas, na próxima semana.
O projeto centra-se na série de testes nucleares e lançamentos de mísseis balísticos por Pyongyang e expressa sérias preocupações sobre o desenvolvimento nuclear e de mísseis do regime.
O documento diz que os recursos financeiros da nação são desviadas para o desenvolvimento militar.
O projeto diz ainda que isso causa problemas humanitários e violações dos direitos humanos para a população norte-coreana.
A proposta também solicita ao Conselho de Segurança da ONU para que tome medidas adequadas contra a Coreia do Norte, incluindo sanções mais duras.
O Japão e a União Européia apresentaram, conjuntamente, esse projetos de resolução à ONU, a cada ano, condenando as violações dos direitos humanos do país. As resoluções foram adotadas por 11 anos consecutivos.
Esta é a primeira vez que o projeto liga os abusos de Pyongyang com seu desenvolvimento militar.
- Protestos em Okinawa pedem que exército dos EUA se desculpem por crimes sexuais - 23 de dezembro de 2024 5:17 am
- Síria nomeia novos ministros das Relações Exteriores e Defesa - 23 de dezembro de 2024 5:12 am
- Estudantes Embaixadores da Paz de Hiroshima coletam assinaturas pela abolição de armas nucleares - 23 de dezembro de 2024 4:48 am