Japão continuará caça à baleia apesar da resolução do IWC. Japão planeja continuar seu programa de caça científica, apesar de uma resolução, não vinculativa, adotada pela Comissão Baleeira Internacional – International Whaling Commission (IWC), de aumentar o controle sobre o programa.
A conferência plenária de 5 dias da IWC, em Portoroz, Eslovênia, terminou na sexta-feira, depois de aprovar a resolução.
No topo da agenda estava a decisão do Japão de reiniciar sua pesquisa baleeira no Oceano Antártico, em dezembro passado.
Tóquio já havia suspendido o programa, seguindo uma ordem da Corte Internacional de Justiça.
Na reunião, o Japão buscou o entendimento para a decisão, dizendo que a sua caça científica está em conformidade com as obrigações assinaladas pelo Tribunal, mas recebeu severas críticas de nações anti-caça, incluindo a Austrália.
Na quinta-feira, a reunião aprovou uma resolução apresentada pela Austrália e outros países. A resolução aumenta os procedimentos que devem ser satisfeitos para realizar caça científica.
O Japão pretende continuar o seu programa de pesquisa, pois a resolução não é juridicamente vinculativa, porém, espera-se que o abismo entre o Japão e os países anti-caça irão aprofundar, com a retomada da caça científica, em desafio a uma resolução aprovada na reunião anterior da IWC.
O Japão tinha esperanças de ver progressos nas discussões sobre a retomada da caça comercial, mas não conseguiu reduzir as diferenças com o lado anti-caça.
- Protestos em Okinawa pedem que exército dos EUA se desculpem por crimes sexuais - 23 de dezembro de 2024 5:17 am
- Síria nomeia novos ministros das Relações Exteriores e Defesa - 23 de dezembro de 2024 5:12 am
- Estudantes Embaixadores da Paz de Hiroshima coletam assinaturas pela abolição de armas nucleares - 23 de dezembro de 2024 4:48 am