Japão: 60 anos de reconhecimento da doença de Minamata. Um serviço memorial para as vítimas da doença de Minamata foi realizada na cidade de Minamata, no sábado, para marcar o 60º aniversário desde que a doença foi oficialmente reconhecida.
A Doença de Minamata foi causada por envenenamento por mercúrio.
O produto químico veio de águas residuais despejadas pela Chisso Corporation na Baia de Minamata, na Província de Kumamoto.
Seus sintomas incluíam dormência nos membros e outros efeitos neurológicos. É considerada a primeira doença causada por poluição ambiental no Japão.
Cerca de 750 pessoas participaram da cerimônia, entre elas, vítimas, famílias enlutadas e pessoal da Chisso Corporation, bem como o ministro do Meio Ambiente, Kouichi Yamamoto.
Os participantes fizeram um minuto de silêncio.
Mitsuko Oya é uma vítima de 90 anos de idade que perdeu o marido e os sogros para a doença.
Ela disse que não quer que ninguém experimente tal sofrimento, dizendo que a Chisso Corporation deve transmitir, adequadamente, o que aconteceu, para as gerações futuras; somente assim ela poder sentir que a morte do seu marido e das pessoas que sofreram não foi em vão.
O ministro do Meio Ambiente prometeu ajuda adequada para os pacientes envelhecidos e familiares, para que possam levar uma vida plena.
Um total de 2.282 pessoas em Kumamoto e Kagoshima foram, oficialmente, reconhecidas como vítimas, destas, 1.890 morreram.
O governo pagou duas vezes, no passado, para os doentes não reconhecidos, como uma forma de alivio, porém, uma série de ações judiciais ainda estão pendentes.
O número de pessoas de Kumamoto e Kagoshima que ainda estão à espera de reconhecimento totaliza 2.137.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am