3 C
Kóka
sexta-feira, 15 novembro, 2024 1:15: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Coreia do Sul retomará negociações de segurança com o Japão

Coreia do Sul retomará negociações de segurança com o Japão. A Coreia do Sul diz que decidiu retomar as negociações de segurança com o Japão e concluir um acordo bilateral para a partilha de informações classificadas de segurança nacional e de defesa.

O porta-voz do Ministério da Defesa, Moon Sang-gyun, disse, nesta quinta-feira, que Seul vai retomar as negociações para melhorar a sua capacidade de lidar com as crescentes ameaças de armas nucleares e mísseis balísticos da Coreia do Norte.

Há 4 anos atrás, a Coreia do Sul e o Japão concordaram em assinar o Acordo Geral de Segurança e Informação Militar Geral – General Security of Military Information Agreement (AGSIM).

A Coreia do Sul, em seguida, pediu um adiamento, depois que o governo foi criticado pelo Parlamento por tentar fazer um acordo com o Japão, a portas fechadas.

A Coreia do Sul e o Japão, indiretamente, já partilham a maior parte de suas informações sobre a Coreia do Norte, através dos Estados Unidos.

O porta-voz disse que seu governo irá divulgar o processo de suas conversas com o Japão para obter apoio público.

O Ministério das Relações Exteriores do Japão saudou a decisão da Coréia do Sul pela retomada das discussões.

O Vice Ministro dos Negócios Estrangeiros, Shinsuke Sugiyama, disse a repórteres, na quinta-feira, que o Japão espera reiniciar as negociações o mais rapidamente possível.

Ele disse que, dada a atual situação de segurança no Leste da Ásia, é extremamente importante que o Japão, Coreia do Sul e os Estados Unidos cooperem estreitamente.

Observadores dizem que muitas pessoas na Coreia do Sul ainda resistem a cooperação de segurança com o Japão, por razões históricas que, aparentemente, incluem o domínio colonial do país antes e durante a Segunda Guerra Mundial.

SourceNHK World

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img