Banda Sinara reúne filho e netos de Gilberto Gil. O que é Sinara? Sinara é o som, a força da música pelos instrumentos destes cinco membros. Sinara é Favela, é o asfalto, é atitude. É o Reggae e o Rock. O gênero que se sente, uma mistura de ritmos que deu origem a um conceito de banda que une criatividade e originalidade.

Formada atualmente pelo filho e netos do ex- Ministro da Cultura, cantor e compositor Gilberto Gil, a banda Sinara nasceu no Rio de Janeiro das letras do compositor e vocalista Luthuli Ayodele, que cresceu na Rocinha e é filho do (sambista Maurício Soca). Luthuli e Francisco Gil que é guitarrista (filho da Preta Gil e do ator Otávio Muller), eram amigos de infância, se reencontrando 10 anos depois, e ao lado do João Gil (filho da Nara Gil) na guitarra, José Gil na bateria (filho caçula de Gilberto e Flora Gil e afilhado de Caetano Veloso) e no baixo, o pernambucano Magno Brito, nascia assim a banda Sinara, que é uma miscigenação do Reggae, Afoxé, Rock, Maracatu e MPB.

13241419_501414520044254_3472451147758013224_nA banda que foi uma revelação, impactando o mercado musical nacional tem várias influências musicais nacionais e internacionais, como Bob Marley e Red Hot Peppers, Caetano Veloso, Charlie Brown Jr., Novos Baianos, Edson Gomes, e evidentemente Gilberto Gil.

De volta aos palcos, após um período afastados onde estiveram focados nas gravações do primeiro álbum, a banda que já abriu shows do Skank e Natiruts, estarão se apresentando no show que acontecerá no dia 8/11 na Casa da Cultura Laura Alvim.

O primeiro trabalho da banda foi o EP autoral “Sol”pela Sony Music, com quatro canções de temáticas bem diferentes — “Marchando”, “Floresta” e “Favela”, “Antes Que Eu Morra” —, mas com um ponto em comum: o amor. O show de lançamento aconteceu no dia 5 de dezembro de 2015 no Paiol 08, sob os Arcos da Lapa.

O EP foi uma homenagem do Francisco Gil a sua filha que estava para nascer. As canções da banda procuram ser positivas, mas não abandonam o contexto social como por exemplo o primeiro Lyric Video “Marchando” , que como eles mesmo dizem: “é uma musica que foca na mensagem de que trabalhando juntos e nos unindo podemos mudar a atual realidade.

Pensar na mudança interior primeiramente é fundamental antes de se pensar em evoluirmos juntos. Já basta toda a sujeira que somos para esse mundo. Lutemos pelo momento de paz, gratidão, pelos aprendizados que a natureza nos da, ela nos da liberdade e não sabemos lidar com ela. Quando aprendermos a lidar com os desafios vamos aprender a marchar unidos pela nossa liberdade….”

sinara-khjf-u1022014898690nf-1024x783gp-web“O amor é algo muito maior do que um “eu te amo”, que já se tornou uma frase muito superficial. Amor é muito mais do que um relacionamento afetivo entre duas ou mais pessoas; é ajudar o próximo, fazer o seu papel no mundo, fazer o bem sem esperar nada em troca. Tentamos jogar isso no nosso CD. Tratamos do amor popular, do amor social — questionando a sociedade — e do amor como solução. São várias vertentes, como um rio”, disse Luthuli.

De acordo com ele, a preferência por um “Extended Play” — gravação considerada longa para ser um single e muito curta para ser classificada como álbum — teve a finalidade de desconstruir o padrão da sociedade moderna de que “tudo é descartável”. A ideia é apresentar uma espécie de degustação auditiva e cativar, no público, a vontade de conhecer melhor o estilo da banda; Deixar um gostinho de “quero mais”.

12647318_460891097429930_6702682606491621474_n“O ser humano está tratando tudo de forma descartável. Tudo que você tem de bom é tratado assim. Queremos parar com isso. Quem ouvir as quatro músicas vai levar só 15 minutos. No show — que eu já trato como um lançamento — tocamos de 12 a 15 músicas autorais e três ou quatro ‘cover’. Essas do EP são simplesmente uma apresentação. Quando você ouve, entende a banda. Nosso foco é criar curiosidade, enfatizou o vocalista da “Sinara”. Os integrantes da banda Sinara fizeram parte parte do projeto social “Vivendo juntos” no complexo da maré, com o pessoal da Vila Sésamo, num show especialmente para criançada.

A primeira vez que Gilberto Gil assistiu ao show da banda Sinara, foi no festival RiderWeekends, na Marina da Glória, sendo o primeiro a chegar e José Gil confessou que ficou muito apreensivo com a presença do pai na platéia.

Facebook: https://www.facebook.com/sinaraoficial/

Youtube: https://www.youtube.com/user/sinaraoficial

Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)