Mônica Sousa completa 56 anos e declara: Somos “Todas Donas da Rua”. A Mauricio de Sousa Produções apresentou o projeto Donas da Rua no Dia Internacional da Mulher (8 de março), em defesa do empoderamento das meninas. E, para representar esse projeto ninguém melhor do que a dentucinha. Em vídeo postado no canal oficial da Turma da Mônica no YouTube , Mônica Sousa, diretora-executiva da MSP e inspiradora da personagem mais famosa do Brasil, explica que as Donas da Rua serão todas as personagens da Turminha, cada uma com seu jeito e suas características.
Uma das principais plataformas de interação do projeto será um site colaborativo onde as meninas poderão enviar, através de textos ou vídeos suas histórias, contando o que as fazem sentir-se como Donas da Rua. Enquanto o site não estreia, o que precisa para ser uma Dona da Rua? “Ser uma mulher corajosa, que se ama, se respeita, gosta do que faz”, resume Mônica, que defende que a mulher não deve deixar que ninguém a maltrate nem a desrespeite. “A Mônica, assim como eu, não acha que o mais importante é ser o que a sociedade espera dela. A personagem já nasceu forte e determinada, sabendo o que quer. E ela quer ser ela mesma. Ser respeitada pelo que é”.
Mônica conta que a personagem inspirada por ela nasceu da necessidade de ter personagens femininas nas tirinhas criadas por seu pai, Mauricio de Sousa, mas que a liderança foi espontânea. “Meu pai sempre ouviu o público, desde antes das redes sociais. E as mulheres queriam uma personagem que as representassem. A Mônica virou líder e roubou a cena nas tirinhas que eram, então, do Cebolinha. Ele não aceita até hoje”, conta, brincando. A personagem Mônica estreou nas tirinhas do amigo em 1963.
Na primeira ação do projeto Donas ada Rua, a Mauricio de Sousa Produções se tornou signatária dos princípios de empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres. Fundamentada na visão de igualdade consagrada na Carta das Nações Unidas, a ONU Mulheres, entre outras questões, trabalha para a eliminação da discriminação contra as mulheres e meninas e a realização da igualdade entre mulheres e homens como parceiros e beneficiários do desenvolvimento, direitos humanos, ação humanitária e paz e segurança. “Estamos juntos com eles e apoiamos os princípios através das nossas personagens femininas, que são crianças fortes, líderes”, resume. http://turmadamonica.uol.com.br/donas-da-rua-no-8o-forum-pensar-a-infancia/
A Mônica apareceu pela primeira vez em uma tira do Cebolinha publicada no jornal Folha de S. Paulo em 3 de março de 1963, portanto a aniversariante em questão é a musa inspiradora da personagem que completou 56 anos no dia 28/09/2016. Antes da publicação de sua primeira tira, a primeira aparição da personagem foi publicada na primeira página do mesmo jornal em 11 de fevereiro de mesmo ano. Um coelho de pelúcia também apareceu naquelas datas antes de ser chamado Sansão.
Mauricio de Sousa baseou-se em sua filha homônima para criá-la, fato que se repetiu com outras personagens surgidas posteriormente. Seu papel original era como coadjuvante para Cebolinha, o protagonista original entre os primeiros personagens de Mauricio. Porém, seu público, como o próprio relata, “passou a coroa” para ela. Mauricio atribui parte do sucesso de Mônica ao fato de ela ser a primeira personagem feminina com papel de destaque dentre suas criações, que eram em maioria meninos. Mônica ganhou tanto espaço que acabou tendo sua própria revista em 1970, a primeira publicação infantil colorida em terras brasileiras.
Enquanto sua filha brincava com as irmãs, Mauricio
Com o passar dos anos, os traços de Mauricio evoluíram, mas Mônica manteve os dentes incisivos protuberantes e sempre usa vestidos de cor vermelha. Nas histórias, os personagens constantemente a ofendem com insultos relacionados à sua baixa estatura e ao seu excesso de peso, apesar de não apresentar diferenças visíveis com os outros personagens no estilo atual de desenho das publicações.
A Mônica da vida real formou-se em desenho industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo e trabalha como diretora executiva na empresa do pai.
Mônica é uma menina de sete anos que vive no Bairro do Limoeiro, local fictício que serve de cenário para a maioria das histórias que protagoniza. Ela vive com sua mãe Luísa Fernandes, uma dona de casa, e seu pai Sousa, que trabalha em uma companhia de negócios e tem sua aparência baseada no Mauricio de Sousa real. Quando foi criada, Mônica era irmã do personagem Zé Luis, mas na continuidade atual aboliu-se tal parentesco. Ela também tem um cachorro de estimação chamado Monicão, que divide diversas características físicas e comportamentais com sua dona. Monicão foi um presente de seus amigos Cebolinha e Cascão, numa tentativa frustrada de zombar da menina.
Apesar das provocações constantes que enfrenta, ela tem laços de amizade com a maioria das crianças do bairro, em especial com Magali, uma das poucas que não sofrem com o temperamento de Mônica. Normalmente geniosa, por vezes demonstra um comportamento mais dócil e feminino, e frequentemente se apaixona pelos meninos mais bonitos do bairro. Ela se mostra mais controlada e romântica quando adolescente em Turma da Mônica Jovem, mas em alguns momentos ainda deixa seu lado violento aflorar. Ela também nutre uma paixão correspondida por Cebola, com quem tanto brigava na infância.
Em uma edição descobre-se que Mônica descende de uma heroína portuguesa com o mesmo nome e aparência de sua mãe, que é uma encarnação passada da mesma e fazia parte da guarda pessoal de um imperador japonês da época. A filha da heroína também se chamava Mônica e possuía força sobre-humana, o que indica que tal característica seja familiar.
Ela continua uma ótima amiga como sempre. Magali continua sendo sua melhor amiga de todas as horas. Mônica já namorou Cebola na edição 34 mas terminaram no fim da edição. Na edição 50 (edição que se passa no futuro) Cebola e ela se casam. Atualmente ela está namorando Do Contra mas Cebola ainda luta pelo seu amor.
Mônica também é a protagonista de seus jogos eletrônicos produzidos pela Tectoy na década de 90 para Master System e Mega Drive (todos adaptados da série Wonder Boy).
No dia 3 de Março de 2013, Mônica completou 50 anos de existência. A partir desse ano é iniciado campanha Mônica 50 Anos que envolve vários projetos comemorativos como exposições, shows, publicações especiais, desenhos animados, etc. O ano de 2013 foi intitulado como o “Ano da Dentuça” em comemoração ao cinquentenário da Mônica (e consequentemente do Sansão).
A Edição nº 75 (Editora Panini) da Revista Mônica foi especial em comemoração ao aniversário. Com 108 Páginas, a edição reexibiu no final da revista, a primeira história publicada na edição nº 1 da Revista Mônica, intitulada “Mônica é Daltônica?”.
Entre vários empreendimentos da MSP, foi inaugurado em Junho de 2015, o novo Parque da Mônica com atrações inéditas. Localizado no Shopping SP Market, Zona Sul de São Paulo, é o maior Parque coberto da América Latina com 12 mil m² de muitas atrações voltadas aos pais e filhos, na intenção de interagirem dentro do universo mágico das histórias em quadrinhos, criadas pelo cartunista Mauricio de Sousa.
O novo Parque da Mônica contém uma infraestrutura completa, proporcionando conveniência, conforto, alegria e segurança a todos os visitantes. Confira o site: http://parquedamonica.com.br/sobre-o-parque
Quando a Mônica foi criada por Maurício de Sousa ela já tinha 6 anos e ao completar 7 sua idade foi congelada.
Quando a personagem Mônica foi criada pelo Mauricio de Sousa, a verdadeira tinha apenas 2 anos de idade.
A Mônica real tinha um coelhinho também, só que amarelo.
O primeiro Sansão das historinhas era amarelo e não azul.
Ninbus, é o filho Mauro do cartunista.
Do Contra é irmão do Ninbus e na vida real é o músico Maurício, também filho do escritor.
As gêmeas Vanda e Valéria que fazem parte da turma jovem, também são filhas do Maurício.
A Maria Cebolinha na verdade foi inspirada na irmã mais velha Mariangêla.
Os personagens Professor Spada/Dr. Spam foram inspirados no filho Maurício, que faleceu em junho de 2016.
O personagem Marcelinho, que gosta de tudo certo e detesta desperdício, foi inspirado no filho Marcelo, o caçula do cartunista.
A Marina dos gibis, também existe na vida real e é uma das filhas do cartunista.
Quando a Mônica tinha 5 anos e participou do programa da Hebe Camargo, sentiu vontade de ir ao banheiro e quem a levou foi a cantora Elis Regina, que estava participando do programa também.
As histórias que mais marcaram a vida da Mônica foi A Ermitã, onde ela faz brincadeiras estúpidas com os seus amiguinhos e como vingança eles a ignoram. Ai a Mônica fica triste e foge para se isolar do mundo. A outra é Os Azuis, que era sobre o preconceito. Ambas foram publicadas na década de 70.
O primeiro emprego da Mônica na vida real foi aos 18 anos na Lojinha da Mônica como vendedora.
A personagem Mônica recebeu em 2007 o título de Embaixadora da UNICEF, devido a sua contribuição de quase 50 anos onde transmitiu valores como a importância da amizade, educação, convivência familiar e comunitária.
A Maurício de Sousa Produções, tem mais de 3.500 produtos licenciados com os personagens da Turma da Mônica.
Atualmente Mônica é diretora Executiva na empresa Maurício de Sousa Produções e da palestras.
Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am