Tóquio elege primeira Governadora. A ex-ministra da Defesa do Japão, Yuriko Koike, ganhou a eleição para governadora de Tóquio. Ela será a primeira mulher a liderar a capital japonesa.
Koike, que concorreu como independente, saiu à frente de seus 2 principais rivais: o ex-ministro dos Assuntos Internos Hiroya Masuda e jornalista Shuntaro Torigoe. Masuda foi recomendado pela coalizão do governo e outros partidos. Quatro partidos da oposição apoiaram Torigoe.
Koike teve mais de 2,9 milhões de votos, enquanto Masuda obteve quase 1,8 milhões, e Torigoe cerca de 1,3 milhões.
O comparecimento às urnas foi de cerca de 60%, cerca de 14 pontos percentuais a mais do que na eleição anterior, de 2 anos atrás.
Koike nasceu na Província de Hyogo e tem 64 anos de idade.
Ela se formou pela Universidade do Cairo, no Egito e trabalhou como apresentadora de TV, antes de ganhar um assento na Câmara Alta como membro do novo partido Japão em 1992.
Ela foi eleita para a Câmara dos Deputados no ano seguinte e manteve o assento por 8 mandatos consecutivos, até sair, a fim de concorrer ao governo de Tóquio.
Após pertencer a 3 outros partidos, Koike se juntou ao Partido Liberal Democrata em 2003. Ela serviu como ministra do Meio Ambiente no gabinete do primeiro-ministro Junichiro Koizumi.
Ela se tornou a primeira chefe de defesa feminina do Japão, quando o primeiro-ministro Shinzo Abe nomeou-a, para o seu primeiro gabinete em 2007.
Durante a campanha, Koike se comprometeu a tornar o processo de elaboração de políticas de Tóquio mais transparente. Ela também prometeu rever o orçamento para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2020 em Tóquio, abordar as graves carências da força de trabalho em creches, e promover o desenvolvimento urbano, dando ênfase ao meio ambiente.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm