35º Carnaval de Asakusa: exuberância nas ruas de Tóquio. Descontraído e divertido, o centro de Asakusa é uma das áreas mais coloridas de Tóquio até mesmo em um dia normal – mas, positivamente, no final de agosto de cada ano torna-se deslumbrante com o enorme Asakusa Samba Carnival, inspirado no carnaval brasileiro.
浅草サンバカーニバル
Este evento recria o Rio de Janeiro em Tóquio, é uma celebração de dança, performance e música, que se tornou parte do coração e da alma de Asakusa ao longo das últimas três décadas, e atrai multidões de até meio milhão de pessoas – que rivaliza com o outro grande evento anual de Asakusa, o Sanja Matsuri.
O 35º Asakusa Samba Carnival aconteceu neste último sábado, dia 27 de agosto de 2016, às 12h00 – a competição começou a partir das 13h30 – e terminou às 6h. O tufão que se aproximava tornou o céu cinzento e com algumas chuvas, o que não atrapalhou os desfiles. As ruas eram uma explosão de cores e dança, e foram embalados com espectadores animados que, embora à margem, irradiavam tanta emoção como os participantes.
Participaram 17 equipes de samba de todo o Japão, como os veteranos como G.R.E.S. União dos Amadores e G.R.E.S. Barbaros – ambos associados com o Carnaval desde o seu início em 1981 – e os, relativamente, recém-chegados como G.R.E.S. Sol Nascente, em seu sexto carnaval.
O Carnaval, sendo um concurso, garante que as equipes deem tudo de si, e o mau tempo não teve qualquer chance contra o entusiasmo das massas. Cada equipe dançou, pulou e torceu ao som do samba dos carros alegóricos.
As fantasias, carros alegóricos, danças e habilidades realizadas tinham que ser vistas para se acreditar, tão deslumbrantes foram: imaginativa, intrincada, inimitável.
O Japão tem uma grande população brasileira, e as equipes contam com eles; no entanto, a grande maioria dos participantes são japoneses, muitos dos quais passaram algum tempo no Brasil absorvendo e aperfeiçoando suas habilidades de carnaval.
A competição é dividida em duas ligas. A S1 League é de equipes entre 150 a 300 componentes, inclusive os quatro elementos essenciais de uma escola de samba: a comissão de frente, a porta-bandeira, o mestre salas e o grupo das baianas (mulheres dançando em vestidos tradicionais do Estado da Bahia). A vencedora da S1 League deste ano foi a G.R.E.S. Barbaros.
A S2 League é de equipes entre 30 a 150 membros e não requer o complemento total dos quatro elementos do carnaval acima. A ICU Lambs foram os vencedores da S2 League este ano.
Crédito de todas as imagens: www.japanvisitor.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm