EUA pede à China para que aceite a decisão sobre o mar do Sul da China. Oficiais do governo dos Estados Unidos estão pressionando a China a aceitar a decisão do Tribunal Internacional de Justiça, sobre a disputa marítima no Mar do Sul da China.
O porta-voz do Departamento de Estado ,John Kirby, disse na terça-feira que os EUA esperam que a China e as Filipinas cumpram com suas obrigações decorrentes da decisão.
Kirby disse que entende que os chineses disseram que não vão respeitá-lo, porém isso não muda o fato de que ainda é uma obrigação vinculativa. O mundo está observando para ver o que a China vai fazer, acrescentou ele.
O diretor sênior do Conselho de Segurança Nacional para assuntos asiáticos, Daniel Kritenbrink, disse em um fórum em Washington que os EUA estão preparados para aceitar qualquer resultado nas disputas territoriais da região, desde que alcançados pacificamente e em conformidade com o direito internacional.
Porém, acrescentou que os EUA não aceitarão o surgimento de um conjunto diferente de regras no Mar do Sul da China, que poderia desfazer a ordem jurídica internacional.
Kritenbrink disse que os EUA transmitiram à China, que também tem um interesse nacional superior no Mar da China Meridional. Ele disse que Washington não vai fechar os olhos para a hidrovia em troca da cooperação da China em outras questões. Ele ressaltou que os militares dos EUA continuarão suas operações na região.
O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, disse a repórteres em Nova York que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, apelou a todas as partes para resolverem as disputas no Mar do Sul da China de uma forma pacífica e amigável, através do diálogo e em conformidade com o direito internacional.
Ele disse que continua a ser importante evitar ações que possam provocar ou exacerbar essas tensões.
Dujarric expressou esperança de que a continuação das negociações sobre as bases da declaração assinada pelos membros da ASEAN e a China vão aprofundar a compreensão mútua entre as partes interessadas.
- Nova York implementará taxa de congestionamento em janeiro - 15 de novembro de 2024 1:52 pm
- Thaksin Shinawatra faz discurso raro em comício na Tailândia - 15 de novembro de 2024 1:47 pm
- Cineastas de Hollywood participam de evento sobre conteúdo japonês - 15 de novembro de 2024 1:37 pm