RezendeEvil: O fenômeno do Universo de Minecraft. Pedro Afonso Rezende Posso (19 anos), mais conhecido como RezendeEvil, é dono de um dos canais de maior sucesso no Brasil, no qual divide com os amigos sua atividade favorita desde o ano de 2012: criar histórias e mundos diferentes no universo de Minecraft. São mais de 7 milhões de inscritos, uma média de 700 milhões de minutos assistidos por mês, maior número registrado no Brasil, 2,3 bilhões de visualizações,  estando entre os 10 YouTubers mais vistos no mundo, esse jovem que fez do hobby profissão e não se limita na forma de se comunicar, acaba de lançar o seu segundo livro “De volta ao jogo”. Rezende vai desvendar o universo de um youtuber para os fãs que curtem o seu trabalho.

Foto by Carmen Kley

Nascido em Londrina, no Paraná, de onde saiu aos 16 anos para ser goleiro de um time de futsal na Itália, foi a paixão por videogame que transformou o menino Pedro Afonso em um grande astro. Da infância, sente saudades de andar de bicicleta com o pai todo domingo. Sua série de TV favorita é “The Walking Dead” e ele adora receber cartas dos fãs nos eventos.

Nem só de canais vivem os YouTubers, destaques do cenário trabalham até 17 horas por dia, empregam e geram renda. Para quem sonha em viver fazendo vídeos na internet, entender o mercado profissional por trás da carreira é fundamental e a profissionalização é proporcional ao número de visualizações e inscritos.

Foto by Carmen Kley

Se você tem entre seis e 20 anos e pensa em empreender usando a internet, principalmente inspirado na nova safra de YouTubers que vem se destacando no cenário, a resposta de todos para este desejo é simples: “basta fazer porque gosta e de maneira despretensiosa”. Até aí, chegar a números extraordinários de visualizações, ter milhões de inscritos e se tornar o mais admirado entre todos do mundo, é algo que leva um tempo.

Todo começo é solitário e os desafios superados devem ser os individuais. Filmar, editar, animar e gerenciar o canal são algumas habilidades a que se deve estar disposto. “No começo cuidava de tudo sozinho, tinha metas pessoais para bater, uma delas era chegar em 1 milhão de inscritos. Não parei enquanto não alcancei. Mas, fazia tudo sozinho, foi dedicação 100% do tempo”, afirma Pedro Rezende.

Cotado entre os dez YouTubers mais vistos no mundo dentro do nicho de games o influencer da nova geração garante que a periodicidade é algo fundamental para o crescimento. “Meu canal sobe hoje de três a quatro vídeos por dia, sempre nos mesmos horários. Isso gera uma conexão com o público que já se programa para acompanhar cada novidade, tenho certeza absoluta que essa constância foi fator determinante para chegar neste ponto”, comenta Rezende.

Foto by Carmen Kley

O amadurecimento e profissionalização dos canais ficam evidentes a medida que o número de visualizações aumenta, o que possibilita aos donos utilizarem o sistema de monetização do YouTube para tornar o que parece uma brincadeira, ou até mesmo entretenimento, em um trabalho sério, com direito a empresa aberta e geração de empregos. “Quando o canal começa a ganhar corpo, você consegue investir nele. Então, as produções melhoram porque os equipamentos que você tem também são melhores, com tecnologia mais nova. É um movimento cíclico. Outro ponto positivo é que o conteúdo passa a ter uma equipe por trás de cada produção”, completa Pedro.

RezendeEvil é hoje um exemplo dentro deste mercado que está mais que profissionalizado. Além de trabalhar de 15 a 17 horas por dia, divididas em roteirização, pesquisa de conteúdo e gravação, que demandam cerca de oito horas diárias, além do processo de edição, que exige mais outras oito horas, Pedro Rezende conta com a ajuda de cinco prestadores de serviço direto, além de contar com os trabalhos de duas outras empresas. Você deve estar se imaginando: “que tipo de trabalho gera um YouTuber ou a renda das produções exibidas na internet?”. Entre os cargos estão: editor, animador, produtor de thumb nail e gerente de conta, que ficam responsáveis por editar e organizar os vídeos, fazer animações em cinema 4D, produzir as capas dos vídeos, administrar o canal, realizar as descrições, repassar os relatórios de números e corrigir os detalhes finais de cada processo. Até os pais de Rezende entram na dança. A mãe participa de vídeos e o pai ajuda com o roteiro dos vídeos e ideias.

13083093_588270924671570_6114625709094254523_nChegando neste ponto, uma empresa responsável por gerir a imagem do dono do canal e fazer seu marketing de influências fica por conta das parcerias comerciais geradas pelo canal, que atrai cada vez mais investidores ligados neste enorme movimento de visualizações e inscritos. Para candidatar-se aos cargos, o perfil é de fácil descrição, apaixonados pelo mundo da internet e games, com conhecimento específico na área e com idades entre 15 e 19 anos. Os jovens estão se profissionalizando cada vez mais e cedo e, melhor, descobrindo o trabalho no prazer do que fazem no dia a dia.

Foi procurando uma ajuda na internet para finalizar uma das fases do conhecido game Resident Evil, justamente no YouTube, que Pedro Afonso, teve a ideia de abrir seu próprio canal na plataforma. Batizado com um trocadilho entre aquele que foi seu desafio e o seu sobrenome, nasceu o RezendeEvil, canal que hoje ultrapassa 2,3 bilhões de visualizações – número que o coloca como o maior do Brasil no segmento.

13076820_587464034752259_5126657271878296620_nEsse sucesso todo não foi planejado. O canal nasceu como hobby e a manutenção e produção de conteúdo eram conciliadas com a rotina da escola e treinos de futebol – que, por sinal, eram puxados e intensos, já que o sonho do craque dos games sempre foi conquistar o mundo nas quadras. “Foi sem pretensão. Jogava vídeo game e estava em uma fase de Resident Evil que não conseguia passar. Fui, então, procurar um caminho no YouTube, achei um canal legal e curti a ideia de ter acesso a este tipo de informação”, comenta Rezende.

No início do canal, não existia roteiro, nem periodicidade e, mesmo assim, chegou aos 200 mil inscritos. Pedro estava se divertindo e, na mesma época aconteceu um torneio profissional de futebol em Londrina (PR), cidade natal, quando o ex-capitão da seleção italiana de futsal o viu jogar pela primeira vez e fez o convite. Era a chance para fazer dar certo. “Foi complicado, fui para a Itália e tive que deixar o canal por um tempo, mas, resolvi pegar um dinheiro que já tinha arrecadado com ele até aquele momento e investir em um notebook bom, que rodasse jogo com a mesma precisão de um console melhor, para conseguir continuar postando. No começo, ainda sem periodicidade e com a qualidade comprometida fui mantendo e usava as minhas horas vagas para estudar sobre conteúdo de internet e YouTube”, completou.

12524431_573120869519909_3394892069624093131_nA passagem pela Itália não saiu como planejado e nas primeiras férias de volta ao Brasil, já com 330 mil inscritos, Rezende pensava em não voltar mais e se dedicar 100% ao canal. Quando teria que, de fato, voltar à Europa já eram 700 mil inscritos e com conteúdo periódico – dois vídeos por dia. Uma receita que deu certo e chamou a atenção do público. Então, a decisão de abandonar a carreira profissional no futebol foi tomada. Esta foi a deixa para fazer o RezendeEvil crescer.

Inicialmente focado apenas no MineCraft – um jogo muito aberto, no qual é possível fazer qualquer coisa, além de completar uma fase em si, sem precisar seguir uma história específica, hoje Pedro, que conquistou o público infanto-juvenil, principalmente na faixa de 5 a 12 anos, abrange os conteúdos com roteiros mais ligados à vida pessoal, brincadeiras e pegadinhas, para, aos poucos trazer para si pessoas mais velhas. “É difícil dizer porque deu certo, mas, acho que o fato de eu ter um jeito extrovertido, brincalhão e não usar palavrão, o que aconteceu depois de eu entender que muitas crianças me viam, ajudam muito! Os pais veem, principalmente a questão do palavrão, com bons olhos e permitem que os filhos me acompanhem muito por isso”, comemora Rezende.

13177690_594754540689875_4907378952664625058_nApesar de todo o sucesso e reconhecimento, Rezende não pensa em diminuir o ritmo, pelo contrário, lançou em abril “De volta ao jogo”, que é a continuidade da trilogia iniciada com “Dois Mundos, Um Herói – Aventura Não Oficial de Minecraft‎”, sucesso de vendas.

Para quem não conhece o sucesso do primeiro livro, “Dois mundos, um herói” é uma aventura fantástica que leva o leitor para dentro do universo de Minecraft na companhia de RezendeEvil. O susto de acordar do outro lado da tela é grande, mas a diversão é ainda maior. Nesse mundo de pixels ele encontra todos os pequenos amigos que criou, inclusive, uma versão de si mesmo e quando um terrível mal ameaça destruir o vilarejo, Rezende se torna a única esperança. Usando sua criatividade, nosso herói precisará enfrentar com as próprias mãos os inimigos que estava acostumado a vencer com o teclado e o mouse.

RezendeEvil se vê dentro do universo que criou no computador e é levado para uma jornada com sua versão virtual para derrotar os inimigos, ele retorna ao mundo que criou e precisa se juntar com sua versão virtual para derrotar o vilão que ameaça a vida de todos em “De volta ao jogo”, segundo livro da trilogia criada por Pedro Afonso.

Desta vez, ao se ver no mundo quadrado que adora, Rezende não reconhece muita coisa. Onde está? De quem é aquela mansão mal-assombrada que vê à distância? E onde estão seus amigos?

13267865_598664413632221_6707308107237860718_nÉ hora de mergulhar em uma nova aventura para salvar o mundo que criou. Mais uma vez, Pedro e Rezende precisam se unir, pois um vilão de olhos brilhantes ameaça a vida de todos, e apenas o Herói Duplo poderá derrotá-lo.

Rezende não para e está nos palcos do Brasil inteiro com uma agenda extensa até final do ano, com o espetáculo “O Paraíso”, inspirado nos vídeos e trazendo os mesmos personagens, numa divertida aventura recheada de grandes emoções. Confira no link abaixo a agenda e as cidades onde o yotuber estará se apresentando.

Quanto aos projetos futuros, Rezende diz:“Não tem data, nem prazo, mas quero um dia ter um estúdio grande para produzir diferentes conteúdos. Quero ter vários canais, não preciso necessariamente aparecer, poderia apenas administrar. Um para o público mais velho, um para o infantil, um focado em educação, tenho várias ideias”, conta o jovem empreendedor.

Agenda de shows do espetáculo O Paraíso: http://nonstopproducoes.com.br/rezende/

Canal do yotube: http://Youtube: https://www.youtube.com/rezendeevil

Fanpage: https://www.facebook.com/Rezendeevil

Instagram: https://www.instagram.com/rezende_oficial/

Twitter: https://twitter.com/rezende_evil

Informações para a matéria: http://novitacom.com.br/

Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)