Cuidados a se tomar com medicamentos em viagens internacionais. Medicamento controlado deve ser carregado em uma viagem internacional dentro da caixa. Levar, também, a receita do remédio e, se possível, uma carta do médico explicando porque você precisa utilizar aquele medicamento! Assim, caso você seja barrado na fiscalização, será bem mais fácil explicar a razão pela qual você está transportando os remédios.
Para aqueles que fazem uso de remédios homeopáticos e fitoterápicos – que devem ficar longe de aparelhos que emitam radiações, inclusive dos detectores de metais dos aeroportos – a orientação é colocá-los em um saco plástico transparente e lacrado. Ao fazer o check-in, entregue-os ao atendente e explique a situação. A companhia aérea, em geral, se responsabiliza por passar o medicamento por fora do detector e entregá-los posteriormente a você.
Além do exposto acima, alguns cuidados gerais devem ser tomados antes e durante uma viagem internacional por viajantes que precisam fazer uso de algum tipo de medicamento contínuo. Confira na lista abaixo:
- Consulta médica
Aconselha-se fazer uma consulta médica para avaliação, antes de embarcar para uma viagem internacional.
- Restrições no país de destino
Verifique – nas páginas das embaixadas e consulados de todos os países que você visitará – se os seus medicamentos não se enquadram como narcóticos ilegais. Tranquilizantes ou anfetaminas compradas legalmente em um país podem ser ilegais no próximo que você visitar.
- Prescrição médica
Caso você tenha que fazer uso de algum medicamentos durante toda o período de duração da sua viagem internacional, solicite uma prescrição médica que apresente, também, o nome genérico do remédio. Mantenha-a sempre com você. Se possível, traduza-a para o idioma inglês.
- Doença crônica
Se você for portador de doença crônica, obtenha um laudo médico, descrevendo a necessidade de medicação contínua. Leve, também, uma carta de seu médico indicando o tratamento recomendado em caso de situações de emergência (reação adversa a certos medicamento, comida ou mordida de insetos, por exemplo). Se possível, leve algum contato do seu médico (e-mail, telefone, etc).
- Quantidade
Antes de embarcar para sua viagem internacional, certifique-se de que você está levando quantidade suficiente para todo o período. É interessante sempre levar uma quantidade maior do que você precisará. Coloque o excedente uma bolsa separada. Assim, se perder uma das bolsas, não ficará sem seu medicamento.
- Pacientes diabéticos
Insulina e líquidos especiais ou gel para passageiros diabéticos devem ser acompanhados de prescrição médica, desde que não excedam 100ml.
- Bagagem de mão
Só é permitido levar na bagagem de mão, medicamentos com prescrição médica. Caso solicitado, você deve apresentá-la no momento em que passar pela inspeção. Nunca despache medicamentos de uso contínuo junto com as malas, pois elas podem ser extraviadas.
- Embalagem
Mantenha os medicamentos na caixa original para facilitar a identificação.
- Horário
Você está partindo para uma viagem internacional, então, preste atenção à questão do fuso horário, assim não correrá o risco de tomar seu medicamento em horários errados. Lembre-se deles durante o voo também.
Por último, mas não menos importante, não viaje se você estiver acometido de alguma doença infecciosa aguda, só se for extremamente necessário!
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am