Em discurso no Plenário na quinta-feira (31), o senador Hélio José (PMDB-DF) relatou uma visita que fez ao Japão. A visita ocorreu entre os dias 18 e 29 de março, sem despesa para os cofres do Brasil, já que a visita foi bancada pela embaixada japonesa. Congresso, repartições, empresas, trem-bala e monumentos de guerra foram alguns dos locais visitados. Moreira Mariz/Agência Senado
— É um dos países mais surpreendentes do mundo e ainda consegue manter suas tradições — afirmou o senador, proponente de uma sessão de homenagem à amizade Brasil-Japão, realizada pelo Senado em novembro do ano passado.
Conforme informou o senador, o Japão é o sexto maior parceiro comercial do Brasil. Ele defendeu o fortalecimento dessa relação, com o Brasil exportando mais matéria-prima e alimentos e importando itens de tecnologia, como automóveis e equipamentos de geração de energia solar.
Hélio José também lembrou que o Brasil apresenta a maior quantidade de japoneses e descendentes fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de pessoas. Já os brasileiros representam a maior comunidade não oriental no Japão, com quase 200 mil pessoas.
— Vamos melhorar essa relação e trazer mais investimentos japoneses para o nosso país. Quero registrar minha satisfação em me aproximar mais da história desse povo amigo do Brasil — declarou o senador.
- Encerrada a 33ª Exposição de Artistas Estrangeiros em Nagoia - 5 de novembro de 2018 4:21 pm
- Editorial: Bolsonaro e a quebra de paradigmas - 29 de outubro de 2018 2:40 pm
- Resultado é comemorado com festa e fogos em frente à casa de Bolsonaro - 29 de outubro de 2018 2:04 pm