George Israel: A trajetória do saxofonista do Kid Abelha. George Israel, carioca, compositor, nascido em 1960, despertou para a música aos 6 anos de idade ao ouvir Help, dos Beatles e aos 13 começou a aprender violão. Nos anos 80 ao lado do amigo Frejat, formou a banda Fim da Rua em paralelo com o seu trabalho no Kid Abelha e os Abóboras Selvagens. Israel é saxofonista e violonista do Kid Abelha desde sua formação em 1981 e mantém carreira solo paralelamente desde 2004.
150868_392618480836345_1920573597_n
Como autor tem com a parceira Paula Toller 80 canções gravadas, entre elas sucessos como “Amanhã é 23″ , Grand’ Hotel”, “Nada sei”, “Te amo prá sempre” e “Eu tive um sonho”. Com Cazuza são 18 canções entre elas “Brasil”.
Junto com Paula Toller e Bruno Fortunato gravou 15 discos com o Kid Abelha, sendo o “Acústico MTV”, um dos que co-produziu, o mais representativo, com 1.300.000 de CDs vendidos. No total são por volta de 5 milhões de discos/dvds vendidos nesses 35 anos. Em 1989 ganhou 2 Prêmios Sharp como compositor, um deles pela música do ano “Brasil”, gravada por Gal Costa sendo uma parceria de George, Nilo Romero e Cazuza com quem fez entre outras “Solidão que nada”, “Burguesia” e “Blues do ano 2000”.
Desde 2007 dedica-se também à carreira individual.
O músico tem 3 CDs solo lançado,”4 letras” lançado em 2004 (produzido por Ramiro Musoto) “Distorções do meu jardim” lançado em 2007 pela som livre e produzido por Nilo Romero. Neles canta e apresenta suas músicas inéditas, aparecendo também como letrista em canções como “Por trás desses olhos verdes” e “Curados ao sol de Copacabana”. George tem parcerias com Leoni, Arnaldo Antunes, Alvin L, Marcelo Camelo, Dulce Quental. Alguns dos que participaram dos CDs; Os Paralamas, Sergio Dias (Mutantes), Lulu Santos, Jorge Mautner, Bruno Fortunato.
10479064_610647269033464_8611589266375753467_n
 O terceiro CD solo de George Israel, “13 Parcerias com Cazuza”, lançado em 2010  pelo selo MPB e produzido por Dadi, reafirma facetas menos conhecidas do grande público, principalmente a de compositor, pois além da coleção de hits compostos para o Kid Abelha, desvenda agora uma obra importante com Cazuza.
Dessa obra, algumas como “Brasil” e “Solidão que nada” já faziam parte do show solo que George vem fazendo intensamente desde 2007, quando começaram as “férias sabáticas” do Kid Abelha. Quando foi convidado para participar de um evento em homenagem a Cazuza, seu amigo e parceiro constante durante anos, George, remexendo e contabilizando o material que produziram juntos, teve duas belas surpresas: se deu conta que tinha mais de 17 parcerias com o poeta além de descobrir também uma inédita com a voz de Cazuza.
Resolveu reaprender as músicas, atitude que vinha sendo também cobrada pelos filhos Fred e Leo, fãs do poeta. Nesse processo, se apaixonou pela idéia de tomar posse das canções e reuni-las num CD, já que estavam espalhadas em discos de Cazuza e de outros artistas.
Outro que se encantou com a qualidade do material foi Dadi, que acabou sendo o produtor do CD. Num espírito de caos criativo, não  ouviram as versões originais, e deram tratamento de músicas inéditas. A sonoridade instigante e surpreendente atualizada do CD “13 Parcerias com Cazuza”, foi lançado pelo selo MPB com distribuição da Universal Music, com releituras de hits e  “lados b” do grande poeta dos anos 80.
11136726_750707038360819_1298911332695963296_n
O CD veio a calhar, afinal em 2010 completavam-se 20 anos sem Cazuza, poeta e personalidade das mais controversas e fascinantes da história da música brasileira. Também famoso pelo seu espírito agregador, reunia pessoas dos mais diferentes tipos. Amizades e parcerias musicais aconteceram ao seu redor, e com George Israel, apresentado a Cazuza por seu amigo de infância, Roberto Frejat, não foi diferente. O disco captou esse espírito, celebrando encontros de velhos e novos amigos. Ney Matogrosso, Elza Soares, Frejat, D2, Sandra de Sá, Paulo Ricardo, Evandro Mesquita, Jaksom, Tico Santa Cruz, a nova geração Rafael Frejat, Fred e Leo Israel e, representando os amantes da música, o inusitado Marcello Novaes na gaita.
Em grande estilo, o disco abre com a inédita “Você vai me enganar sempre 2”, composta também com Nilo Romero, e que traz um emocionante dueto virtual de George com o próprio Cazuza, cuja voz foi recuperada a partir de uma fita k7 gravada em quatro canais.
A faixa ainda conta com a participação especial de Family Man (baixista de Bob Marley em todos os seus discos e até hoje integrante do The Wailers) e de Charlie Lalibe (baterista do grupo Alphablondy).
1382095_589603087804549_8050215407913120225_n
A segunda faixa é o hino “Brasil”, eternizada pela versão de Gal Costa na abertura da novela Vale Tudo/ TV Globo, e por isso mesmo tida como o maior desafio do disco. Para dar o peso que a música merece George convidou Elza Soares (de quem Cazuza era amigo e fã incondicional) e Marcelo D2.
Participações especiais emblemáticas numa música que denuncia e mostra qual é a cara da Ética brasileira.
O disco segue com “De quem é o poder?” E “Completamente blue” que, para George, representam o motivo pelo qual ele decidiu fazer o disco. “são músicas fortes e pouco conhecidas, que dão vontade de mostrar para o público”, revela o artista. Sandra de Sá contribui para o novo trabalho do amigo soltando a voz em “Solidão que Nada”, que precede “Blues do ano 2000”, gravada com a participação de Frejat e seu filho Rafael Frejat, Fred e Leo Israel (filhos de George), com quem tradicionalmente “levam um som” nos carnavais em que ambas as famílias passam em Teresópolis.
Primeiro artista a ser convidado para fazer uma participação no disco, Ney Matogrosso dá sua preciosa colaboração em “4 letras”, música que George perdeu, refez, gravou em seu primeiro disco solo e agora volta recuperada pelo próprio Ney em sua versão original.
“13 Parcerias com Cazuza” continua com “Inocência do prazer”, presente de Cazuza para Dulce Quental; “Amor, amor”, primeira parceria de Israel com Cazuza (ao lado de Frejat), presente no lado b do compacto de Bete Balanço e inédita em CD; “Burguesia”, produzida  por Jacksom, Dadi e George, com participação de Tico Santa Cruz; e “Eu agradeço”, que George redescobriu vasculhando seu baú de fitas.
A penúltima música, “Mina”, que George toca desde sempre em seus shows, está em seu último disco solo e foi regravada no dia 04 de abril, data do aniversário do poeta, com a participação do amigo Paulo Ricardo. O CD, que também virou show, fazendo uma celebração atualizada do som e da poesia de Cazuza, se encerra em clima de alegria com “Nabucodonosor”, faixa que conta com as participações de Evandro Mesquita e Marcelo Novaes.
581119_489384314493094_1515183296_n
Participou de uma turnê solo com mais de 200 apresentações, fez entre outros shows o Réveillon da praia no Rio de Janeiro  em 2009, o Canecão, temporadas no RJ e SP, vários festivais de inverno como o Leblon Jazz Festival, Itabira, Guapimirim, cidades de Minas Gerais e do estado Rio de Janeiro. Lançou seu CD em Belo Horizonte, Fortaleza, Uberlândia, Natal, Vitória, Teresina, Itaipava. As apresentações com a sua  banda, com a participação dos integrantes Guto Goffi (Barão Vermelho) na bateria, Odeid no baixo, Gê Fonseca nos teclados e Rene Rossano na guitarra, e seus filhos Leonardo Israel e Frederico Israel, em participações especiais.
George faz parte do trio de sax chamado Roncadores,  que mantem junto com Rodrigo Sha e Gustavo Contreras. Criado em 2006 tem intensificado suas apresentações  desde 2011, com percussionistas e DJs convidados. Participaram 2 vezes do Festival Back to Black, do RJ, Cena Contemporânea e do Festival Leblon Jazz entre outros.
Incursões na música eletrônica, tem sido feitas com Sollar; projeto muito bem sucedido com o DJ Memê. Juntos participaram nesse último ano de grandes festivais como MOB , uma das maiores festas do mundo em alto mar, do Festival Helvetia e tocaram nos grandes clubs por todo Brasil. Também é residente da Boite Boox em Ipanema onde já se apresentou solando seu sax com DJs por mais de 100 vezes.
Como produtor, gravou Triangulo das Bermudas um tributo aos Mutantes em 1997. Gilberto Gil, Tom Zé, Barão Vermelho, Planet Hemp, Ney Matogrosso estão entre os artistas que participaram do CD.
No seu currículo tem a participação na banda Os Britos, formada em 1994, um CD/DVD gravado em Liverpool, Londres e Rio de Janeiro no ano de 2006. Junto com Guto Goffi, Rodrigo Santos (ambos do Barão Vermelho) e Nani Dias apresentaram musicas dos Beatles na lendária casa de shows Espirito Cavern Club.
12715725_892232054208316_1497414132793084707_n
Algumas das suas composições próprias são:
Gal Costa, Cassia Eller – Brasil
Cazuza – Brasil, Solidão que nada, Completamente blue, Androide sem par, Burguesia, Nabucodonosor, Eu agradeço, Mina
Barão Vermelho- Amor, amor; Rock do cachorro morto
Herbert Vianna – A palavra certa
Leoni – Nada como eu e você, Noite perfeita, Se não agora quando, O amor me espera lá dentro, Lagrimas e chuva
Frejat – Mais que perfeito, Mão de obra ilegal
Toni Garrido – Trevo de quatro folhas
Sandy e Junior – Álguem como você
Daude – O pensador, Boca
Moska – Blues do ano 2000
Dulce Quental – Inocência do prazer
Ney Matogrosso – 4 Letras
Blitz – Como uma luva
O projeto de música eletrônica Sollar comandado por Memê e George Israel, é uma mistura, mixa e mescla os beats da house music de Memê com o sax de George Israel. Sollar surgiu de encontros informais entre os dois artistas, que viram que a sintonia musical e pessoal poderia render um projeto ousado e inédito no Brasil. As gigs despretensiosas foram retornando convites para repetir a dose, até o momento em que Memê e George decidiram formalizar um duo. Sollar é música para cima, para dançar. A combinação do sax com a house music cria um som irreverente, sofisticado, melódico e enérgico, totalmente criado ao vivo. A interação e o carisma de George Israel e Memê criam uma atmosfera na pista que ultrapassa um simples set, transformando Sollar em uma experiência musical única.
George Israel e filhos, é assim que ele se apresenta em alguns shows, com a participação especial dos filhos Fred e Leo Israel e continua com seus trabalhos paralelos.
Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/

https://youtu.be/GixeIaQiSKo

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)