Coreia do Sul, Japão e EUA advertem Pyongyang sobre possível teste nuclear. Coreia do Sul, Japão e os Estados Unidos advertiram, na terça-feira, a Coréia do Norte, de sanções mais duras e isolamento mais profundo se seguir adiante com o quinto teste nuclear ou outras provocações.
O aviso, que se seguiu a uma reunião trilateral dos mais altos funcionários diplomáticos, veio em meio a especulações crescentes de que Pyongyang está nos estágios finais de preparação de uma detonação nuclear subterrânea, em seu local de teste Punggye-ri.
Tal movimento seria um ato dramático de desafio, pela Coreia do Norte, em face às fortes sanções da ONU, impostas após seu teste nuclear mais recente em janeiro.
“Se a Coreia do Norte realizar outra provocação, apesar das repetidas advertências da comunidade internacional, irá enfrentar sanções ainda mais fortes e isolamento mais profundo”, disse o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul, Lim Sung-Nam.
Lim fez uma coletiva com repórteres depois de conversar com os seus homólogos norte-americano e japonês, Tony Blinken e Akitaka Saiki.
“Nós não vamos tolerar outra provocação da Coreia do Norte”, disse Lim.
A presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, disse em seu gabinete na segunda-feira, que fontes da inteligência detectaram sinais de que Pyongyang estava preparando um novo teste.
A Coreia do Norte está se preparando para um raro e muito divulgado congresso do partido que está no poder, no início do próximo mês, em que se espera que o líder Kim Jong-Un assuma o crédito por impulsionar o programa de armas nucleares do país.
Numerosos analistas sugerem que o regime possa realizar o quinto teste nuclear como uma demonstração de força, pouco antes da abertura do congresso.
Descrevendo a Coreia do Norte como a “mais aguda ameaça” da região, Blinken disse que os EUA e seus dois aliados-chave da Ásia concordaram em expandir a cooperação em matéria de aplicação de sanções em resposta ao Norte com “comportamento provocativo e desestabilizador”.
As sanções acordadas pelo Conselho de Segurança da ONU, após o teste da Coréia do Norte de 06 de janeiro foram as mais duras impostas até hoje, contra seu programa de armas nucleares.
Blinken disse que as medidas estão apenas começando, e levará tempo até que a Coreia do Norte, realmente, sinta a pressão.
“Se a Coreia do Norte fizer provocações adicionais, as resoluções do Conselho de Segurança existentes exigirão medidas adicionais significativas… isso é exatamente o que a comunidade internacional faria”, acrescentou.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm