0.9 C
Kóka
segunda-feira, 23 dezembro, 2024 3:40: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Rumores de guerra: Coreia do Norte ameaça com ataques preventivos contra o Sul

Rumores de guerra: Coreia do Norte ameaça com ataques preventivos contra o Sul. A Coreia do Norte disse neste sábado que suas forças armadas estão prontas para atacar preventivamente e “libertar” o Sul se notar sinais de que as tropas norte-americanas e sul-coreanas, envolvidas no exercícios militares anuais conjuntos, estão tentando invadir o Norte.

A declaração, de um general do Estado Maior das Forças Armadas da Coreia do Norte numa mídia estatal, é a mais recente explosão, sobre os treinos que os EUA e a Coreia do Sul dizem ser defensivos e de rotina. No início dos treinos, na segunda-feira, a Coreia do Norte ameaçou um “ataque nuclear preventivo de justiça” indiscriminadamente em Washington e Seul.

O KPA disse que vai conter os exercícios dos Estados Unidos e Coreia do Sul, orientados por Pyongyang com planos para “libertar toda a Coreia do Sul, incluindo Seoul” e também é capaz de executar “ataques relâmpagos de precisão” contra alvos inimigos.

Em resposta à declaração do Norte, a equipe do Estado Maior Conjunto da Coréia do Sul exortou a Coreia do Norte a parar suas ameaças e comportamento “agressivo” e advertiu que uma provocação do Norte resultaria na destruição da sua mais elevada liderança.

Um ataque preventivo em grande escala pela Coreia do Norte contra o Sul é altamente improvável, pois isso seria, quase que certamente, o fim ao regime autoritário do líder Kim Jong Un, dada a resposta militar dos EUA e Coreia do Sul.

Analistas dizem que a retórica belicosa do Norte também se destina ao seu público interno para exibir a força do governo, antes de uma importante reunião do partido no poder, em maio. Espera-se que Kim irá utilizar convenção do Partido dos Trabalhadores, o primeiro desde 1980, para anunciar importantes metas estatais e sacudir a elite política do país para consolidar ainda mais seu poder.

A Coréia do Norte condenou os exercícios militares anuais executados por Seul e Washington na Coreia do Sul, chamando-os de preparativos para uma invasão. Este ano, os exercícios acontecem depois do recente teste nuclear e lançamento de foguete pela Coreia do Norte.

Fonte: PhilStar http://www.philstar.com/world/2016/03/12/1562203/north-korea-warns-pre-emptive-strikes-against-south

SourcePhilStar

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img