Ricardo Brito: O criador do projeto “As Cantoras da Lapa”. Ricardo Brito é Produtor, Letrista e Compositor. Começou a escrever letras de música, incentivado por sua mãe, a pianista e organista Margarida Brito, com quem produziu algumas composições. Formado em Economia pelas Faculdades Integradas Bennett em junho/1983, com especialização em Marketing na Escola Superior de Propaganda em Marketing e em 1984, fez pós-graduação no IAG (PUC- Rio). Atuou como executivo de empresas multinacionais como a Esso e a Coca-Cola. De 1987 a 1990, foi Gerente de Relações Institucionais da Coca-Cola Brasil, criou e implantou o “Projeto Coca-Cola de Teatro Infantil”, que patrocinava espetáculos e premiava anualmente os melhores atores do segmento no Rio de Janeiro. Em 1990, saiu da Coca-Cola e criou a Brito Produções, empresa com a qual continuou as atividades relacionadas ao teatro infantil. Neste mesmo ano começou a especializar-se em Marketing Cultural.
Em 1994, já na Brito Produções, criou o “Projeto Coca-Cola de Teatro Jovem”, viabilizando espetáculos e produzindo festivais nacionais e internacionais, workshops, oficinas e a premiação de centenas de artistas no Rio de Janeiro e São Paulo até o ano de 1998. Seus principais projetos foram o “Festival de Ecologia no Teatro Infantil” (RJ/1992), “Festival e Seminário Coca-Cola de Teatro Jovem” (RJ/1994) e “Festival e Seminário Coca-Cola de Teatro Jovem” (SP/1997), além da criação do “Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem”, com cerimônias anuais de premiação no Rio de Janeiro e em SP (de 1995 a 1998). Criou também o “Projet Brésil – Lyon 1997”, com a apresentação de espetáculos brasileiros na “Biennale de Theatre de Jeunes Public”. Em 1998, pela Brito Produções, publicou o livro “O Meu Canto – Um Canto de Poesia”, no qual registrou várias letras de músicas de sua autoria, principalmente com o músico Ronaldo Mota. Nesse livro, constavam também letras feitas para músicas de Margarida Brito, Fernando Carvalho e Duda Anísio.
Estreou em 2010 o programa “Encontros”, na Rádio Roquette Pinto FM 94.1, do Rio de Janeiro, no qual recebeu a cantora e compositora Suely Costa e o violoncelista Lui Coimbra. No programa entrevistou ao vivo vários artistas, entre os quais Camila Costa, Leoni, Paulo Malaguti, Roberto Menescal, Alberto Rosenblit, Abel Silva, Suely Mesquita, Ana Costa, Paulo César Pinheiro, Selma Reis, Zé Renato, Rildo Hora, Cristóvão Bastos, Gilson Peranzzetta, Paulinho Tapajós, Sergio Natureza, Euclides Amaral, Aramis Barros, Pedro Luís, João Sabiá, Folia de Três, BR6, Marcelo Caldi, Leandro Fregonesi, Deco Fiori, Patrícia Ferrer, Patricia Mellodi e Andréa Dutra, entre muitos outros.
Também no programa apresentava um quadro intitulado “Do Oiapoque ao Chuí”, no qual, por telefone, entrevistava artistas de outros estados (fora do Rio de Janeiro), entre os quais a cantora Euterpe (Boa Vista/RO), Verônica Ferriani (SP), Ilcéi Mirian (Campinas/SP), Karynna Spinelli (Recife/PE), Zé Luiz Mazziotti (Santos/SP), Verônica Dumar (Salvador/BA), Alexandre Lemos (MG), Renata Jambeiro (DF), Rildo Hora (RJ), Chel Moraes (BA), Ricardo
Em 1998 produziu, ao lado do violonista e arranjador Fernando Carvalho, o CD “Um canto de poesia”, de Ronaldo Mota, lançado por seu selo musical Brito Produções, no qual o parceiro interpretou “Imagine você”, “Trilha do amor”, “Olha pra lua”, “Histórias na ladeira”, “Alma feminina”, “Carla”, “Jorra água no chão” e a faixa-título “Um canto de poesia”, todas parcerias de ambos. Em 2007 lançou o CD “As cantoras da Lapa – Encantos do samba”, com arranjos de Alceu Maia e Fernando Carvalho, no qual foram incluídas dez composições suas, com variados parceiros, na interpretação de Ana Costa “Feitiço do tempo” (c/ Alceu Maia); Aninha Portal “Quero ver você feliz” (c/ Alberto Rosenblit); Camila Costa “Carioca da Gema” (c/ Fernando Carvalho); Dorina “Quisera” (c/ Ito Moreno); Elisa Addor “O longe não existe” (c/ Alceu Maia); Magali “Agora é tarde” (c/ Fernando Carvalho); Márcia Lima “Mundo pequeno” (c/ Ito Moreno); Telma Tavares “Ainda vai chegar o dia” (c/ Fernando Carvalho); Verônica Ferriani “Mais pra cá” (c/ Ito Moreno) e Vika Barcellos em “Coração batuqueiro”, em parceria com Ito Moreno. Também participaram do disco os músicos Camilo Mariano, Victor Neto, Leandro Vasques e Pirulito.
O show de lançamento aconteceu no Bar Carioca da Gema, na Lapa, centro do Rio de Janeiro e contou com as participações de Ana Costa, Aninha Portal, Camila Costa, Dorina, Elisa Addor, Marcia Lima, Verônica Ferriani, Tatiana Vidal, Reynaldo Bessa e Denílson Santos, acompanhados pelos músicos Alceu Maia, Fernando Carvalho, Camilo Mariano, Victor Neto, Leandro Vasques e Pirulito. Neste mesmo ano o duo paulista Pé na Bossa, integrado pelas irmãs Isabel e Anita Borazanian, lançou o CD “Confidências”, no qual foram incluidas de sua autoria as faixas “Balanço pé na bossa” (c/ Denilson Santos), “Delírios” (c/ Anita Borazanian), “Entre a lagoa e o mar” (c/ Fernando Carvalho), “Ainda vai chegar o dia” (c/ Fernando Cavalho) e “Um certo olhar”, esta última, somente de sua autoria.
Em 2009 a cantora Karen Keldani lançou o CD “Alma feminina – As canções de Ricardo Brito”, somente com composições de Ricardo Brito. No disco, produzido pelo próprio Ricardo Brito, destacam-se as faixas “A chave do seu coração” (Fernando Carvalho e Ricardo Brito), “Ainda é madrugada” (Reynaldo Bessa e Ricardo Brito), “Alma feminina” (Ronaldo Mota e Ricardo Brito), “Andorinha” (Ito Moreno e Ricardo Brito), “Brisa suave” (letra de Tatiana Vidal e música de Ricardo Brito), “Jorra água do chão” (Ronaldo Mota e Ricardo Brito), “Juras que
Verbete do dicionário Cravo Albin da MPB.
Contatos e contratações do show “Ricardo Brito e As Cantoras da Lapa” são feitos pelo email: britoprod@hotmail.com
Radio Shiga by Cleo Oshiro
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am