Paulo Novaes : Cantor e compositor lança o CD “Esfera”. Paulo Novaes é cantor e compositor nascido em São Paulo, e apesar da pouca idade – 22 anos – já tem uma longa trajetória na música. Quando tinha apenas seis anos, Paulo já fazia parte do grupo Trovadores Mirins, cantando em serenatas nas janelas da cidade de São Paulo. Vindo de uma família de músicos, o jovem compositor é sobrinho de Juca Novaes e Maida Novaes, ambos integrantes e fundadores do tradicional grupo Trovadores Urbanos. Também é primo da cantora Bruna Caram, com quem já fez shows em São Paulo e Barcelona-Espanha.
Ainda muito cedo, aos 11 anos, Paulo começou a compor e não parou mais. Aos 15 anos formou uma banda chamada “Fruto Segundo”, onde já cantava suas músicas autorais. Um ano depois passou a fazer shows solo, com repertório 100% autoral em casas como 141 Café Piu-Piu, Tom Jazz, Ao Vivo, Café Paon e Mundo Pensante
Não demorou muito para começar a chamar atenção de outros músicos. Quando tinha apenas 17 anos, foi gravado pela cantora Luiza Possi, com quem fez dueto no lançamento do DVD “Seguir Cantando”, no Citibank Hall, com música “A gente chega lá“.
Antes de conseguir viabilizar a gravação de seu primeiro disco, o músico fez shows em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Barcelona-Espanha, Colônia e Heidelberg- ambas na Alemanha.
O aguardado disco de estreia do cantor e compositor Paulo Novaes, “Esfera”, reúne 12 canções do repertório do compositor paulista. As letras confessionais e a presença maciça de amigos e familiares de Paulinho em participações e parcerias, serviram de sustentação para que as gravações das canções do compositor ganhassem vida e personalidade. Paulo Novaes estreia rodeado por amigos e família para transformar suas influências em canção.
O clima íntimo do disco, marca também das letras e melodias de Paulo Novaes, pode ser identificado nos mais diferentes aspectos da ficha técnica de “Esfera”. As gravações foram realizadas no Estúdio Gargolândia, localizado na fazenda da família Altério, em Alambari. Ali, Paulo Novaes e Pedro Altério – parceiro também em Tanto a dizer – desenvolveram a cuidadosa produção do disco, e foram anfitriões das participações especiais, que conta com Bruna Caram em De Repente (parceria dela, Paulo Novaes e Lucas Caram), Dani Black – que também assina a parceria e faz as guitarras – em Pequenas Coisas, da extensa família Novaes nos coros de Marca no Peito e Perdoa, e da irmã Ana Julia Novaes nos coros de Alma.
Ainda com 23 anos por completar em 2016, Paulo estreia já com respaldo de artistas da nova e da velha guarda. O trabalho que se resume nas 12 faixas, nos da a impressão de que não estamos diante de um compositor comum. Em “Esfera”, é possível identificar também o cuidado para que o trabalho, de verve Pop, seja também atemporal, longe de modismos e fórmulas radiofônicas banais. Mas não se engane. Paulo Novaes é, sim, pra tocar no rádio. Mas também pra levar consigo – e ser um alento – para os próximos anos.
Radio Shiga by Cleo Oshiro
Twitter: https://twitter.com/paulonovaess/
Soundcloud: https://soundcloud.com/paulonovaes
Instagram: https://www.instagram.com/paulonovaess/
FaceBook: https://www.facebook.com/paulonovaess/
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am