2.7 C
Kóka
sexta-feira, 7 fevereiro, 2025 2:46: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Paquistão: Ataque aos cristãos de Lahore

Paquistão: Ataque aos cristãos de Lahore. Um grupo dissidente do Taliban disse que realizou um ataque suicida em um parque em Lahore, Paquistão, que matou mais de 70 pessoas, incluindo crianças.

Jamaat-ul-Ahrar disse que tinha como alvo os cristãos que celebravam a Páscoa, embora a polícia diga que ainda está investigando a alegação.

Houve cenas de carnificina com os pais procurando por suas crianças em meio aos escombros.

O Presidente do Paquistão condenou o ataque, e o governo regional anunciou três dias de luto.

Pelo menos 300 pessoas ficaram feridas, com autoridades dizendo que esperam que o número de mortos possa subir.

Todos os principais hospitais da região foram colocados em estado de emergência após a explosão, no domingo à noite.

Officials inspect the scene of the attack in Lahore

Alvo fácil

Lahore é uma das cidades mais liberais e ricas do Paquistão. É a base do poder político do primeiro-ministro Nawaz Sharif, e tem visto, relativamente, poucos ataques terroristas nos últimos anos.

Um porta-voz da Jamaat-ul-Ahrar, Ehsanullah Ehsan, disse que o grupo queria enviar uma mensagem para o Sr. Sharif de que eles “entraram em Lahore”, e ameaçaram realizar novos ataques.

Jamaat-ul-Ahrar é um grupo separatista do Tehreek-e Taliban Pakistan. Tem realizado vários outros ataques a civis paquistaneses e forças de segurança nos últimos meses.

Sharif expressou “pesar e tristeza pela triste fim de vidas inocentes”. Ele adiou uma viagem planejada para o Reino Unido.

A explosão, que, acredita-se tenha sido realizada por um suicida, atingiu o portão principal do parque Gulshan-e-Iqbal no início da noite, a uma curta distância do parque infantil.

Autoridades disseram que o dispositivo tinha sido embalado com esferas de rolamento.

Police on guard in the park in Lahore, Pakistan

O parque estava mais cheio do que o habitual, com os cristãos minoritários de Lahore celebrando a Páscoa em um parque de diversões.


 

Os cristãos do Paquistão

  • Calcula-se em cerca de 1,6% da população, são a segunda maior minoria no Paquistão, após os Hindus
  • Com grande concentração em Karachi, mas também no coração de Punjab e nas cidades de Lahore e Faisalabad, e na província de Khyber Pakhtunkhwa, particularmente na cidade de Peshawar
  • A maioria são descendentes de castas baixas hindús que se converteram sob o Raj britânico
  • A maioria permanecem trabalhadores braçais pobres, embora haja cristãos ricos que vieram de Goa e estão, principalmente, em Karachi
  • Ataques, incluindo igrejas, explosões em hospitais, ataques a multidões e aldeias cristãs, têm aumentado nos últimos anos; o mais mortal foram duas bombas em uma igreja em Peshawar, em 2013, que deixou cerca de 80 mortos

 

Um homem, dinamarquês, disse que o parque estava tão lotado que ele não foi capaz de entrar.

“Fomos a uma cantina para comer algo, quando houve, de repente, uma grande explosão”, disse ele à Reuters.

“Todos ficaram em pânico, correndo em todas as direções. Muitos deles foram bloqueados no portão do parque. Os cadáveres podiam ser encontrados em toda parte.”

A man mourns his dead relative in Lahore, Pakistan

An injured boy is carried to hospital in Lahore

Injured man leaves hospital in Lahore

Hasan Imran, 30, um residente local, disse à Reuters que: “Quando a explosão ocorreu, as chamas eram tão altas que chegavam acima das árvores e vi corpos voando no ar.”

Um homem disse à estação de TV Geo do Paquistão que ele se dirigia para um passeio no parque de diversão com sua esposa e dois filhos, quando ouviu um estrondo enorme e todos os quatro foram jogados ao chão.

Outro homem, que não quis dar seu nome, disse à Associated Press que ele tinha levado 20 crianças para o hospital. ” Eu não posso explicar-lhe tragédia”

O chefe de polícia, Haider Ashraf, disse que o parque tinha sido um alvo fácil para os militantes, dizendo que enquanto o Paquistão está “em uma situação bélica” não tinha havido nenhum alerta específico emitido para o parque.

Shahbaz Sharif, o ministro-chefe de Punjab, twittou: “Palavras não podem descrever a agonia de estarmos vendo o sangue dos nossos filhos derramado por covardes.”

Ele disse que aqueles que atacam civis “não merecem ser chamados de seres humanos” e que o Paquistão “se certificará de que a infra-estrutura terrorista seja completamente desmantelada”.

O Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, chamou o ataque de “terrível”, dizendo que os perpetradores deveriam “ser levado rapidamente à justiça”.

O Paquistão tem sofrido incidentes regulares de violência, relacionados com o Taliban, conflitos sectários e atividade de gangues criminosas.

Fonte: bbc http://www.bbc.com/news/world-asia-35909677

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sourcebbc

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img