2.5 C
Kóka
segunda-feira, 23 dezembro, 2024 7:56: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Novo caso de Zika Vírus confirmado no Japão

Novo caso de Zika Vírus confirmado no Japão. O Ministério da Saúde confirmou outro caso no Japão de infecção com o vírus Zika, que vem se espalhando na América Latina desde o ano passado.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, disse que uma mulher de nacionalidade estrangeira, cerca de 30 anos, morando da Província de Aichi, Japão Central, contraiu o vírus transmitido por um mosquito.

É o segundo caso de Zika Vírus confirmado no Japão, desde a propagação da doença na América Latina.

A mulher permaneceu no Brasil por cerca de duas semanas, e retornou ao Japão no final de fevereiro, de acordo com o Ministério.

Com febre, erupções e sofrendo de dores nas articulações, ela passou por um check-up na quinta-feira e foi diagnosticada com a doença, informou o Ministério. O Ministério não deu informações detalhadas sobre ela, incluindo a sua nacionalidade ou se ela está grávida.

O ministério realizou uma reunião, no mesmo dia, com funcionários responsáveis nos governos locais e foram implantadas estações de quarentena em todo o país, como forma de lidar com o vírus. A reunião já estava agendada.

Aos funcionários foi explicado o procedimento de diagnóstico, cuidados médicos e medidas contra o mosquito que transmite o vírus, antes da temporada de mosquito no Japão.

A paciente já está se recuperando e sua temperatura corporal é normal, disse o Ministério, acrescentando que nenhum dos membros de sua família têm mostrado quaisquer sintomas de infecção até o momento.

No mês passado, um estudante de ensino médio, do sexo masculino, da cidade de Kawasaki, perto de Tóquio, que tinha ficado no Brasil, tornou-se a primeira pessoa no Japão a ter contraído o vírus Zika desde o recente surto na América Latina.

A Organização Mundial de Saúde declarou o vírus Zika como uma emergência de saúde pública mundial, em 1 de fevereiro.

Embora o vírus Zika geralmente provoque sintomas leves, como erupções cutâneas e dores de cabeça, é suspeito de causar microcefalia em crianças recém-nascidas, se as mães contraírem o vírus durante a gravidez. O Brasil tem visto um rápido aumento em tais casos.

Fonte: Japan Today http://www.japantoday.com/category/national/view/new-zika-virus-infection-confirmed-in-japan

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img