5.9 C
Kóka
quarta-feira, 25 dezembro, 2024 2:36: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão: formada coligação para apoiar candidatos que são contra as alterações na lei de segurança

Japão: formada coligação para apoiar candidatos que são contra as alterações na lei de segurança. Membros de grupos de civis, incluindo ativistas estudantis, baseados no oeste do Japão, lançaram uma coalizão para apoiar os candidatos na Câmara de Vereadores, nas eleições deste verão, que pretendem acabar com a controversa lei de segurança, promulgada no ano passado.

O ramo da região de Kansai da Students Emergency Action for Liberal Democracy-s (Ação de Emergência dos Estudantes para a Liberal Democracia, ou SEALDs, que ganhou destaque no ano passado em um crescente movimento de protesto contra a legislação de segurança, estava entre os participantes para a coalizão, que realizou uma conferência de imprensa segunda-feira para marcar o seu início.

A coligação Kansai está programando realizar comícios em apoio aos partidos de oposição que lutam contra as leis de segurança e organizar uma coleta de assinatura para ganhar o apoio público para sua causa. Eles irão trabalhar de forma semelhante ao movimento, lançado em dezembro passado, em Tóquio, disseram os organizadores.

“O movimento de protesto contra a legislação de segurança não só ocorreu em frente do parlamento, mas também em toda Kansai e em todo o país. Embora as leis tenham sido aprovadas, os protestos dos cidadãos não terminaram (em especial) antes da eleição do Senado “, disse Jun Shiota, 24, um membro da SEALDs KANSAI e estudante na escola de pós-graduação da Universidade de Kobe.

Acadêmicos e membros de outros grupos civis como a Mothers Against War também fazem parte da coalizão.

A SEALDs foi iniciada por um grupo de estudantes universitários e outros jovens em maio do ano passado, e desde então tem atraído a atenção da mídia e do público no Japão e no exterior, com os membros protestando contra a legislação de segurança. O grupo, que mais tarde estabeleceu filiais em outras partes do Japão, e outros críticos, acreditam que a legislação poderia minar Constituição Pacifista do Japão.

Em setembro do ano passado, o bloco governista do primeiro-ministro Shinzo Abe fez aprovar as leis, na Dieta, que permitem ao Japão exercer o direito de auto-defesa coletiva e sob certas condições, vir em auxílio aos Estados Unidos e de outras nações amigas sob ataque armado, mesmo se o Japão, em si, não for atacado.

Fonte: Japan Today http://www.japantoday.com/category/politics/view/civic-coalition-formed-to-back-candidates-eager-to-scrap-security-laws

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img