Fukui: Kansai Electric adiará reinicio comercial da usina nuclear de Takahama, após incidentes. A operação comercial do reator nuclear da Kansai Electric Power Co, na Cidade de Takahama, Província de Fukui, danificada, provavelmente será adiada para abril, depois que a Autoridade Reguladora Nuclear disse que será difícil reiniciar as instalação até que medidas preventivas sejam aprovados.
O prestador de serviço, tinha inicialmente previsto iniciar a operação comercial do reator número 4, da usina de Takahama, para o final de março.
A mudança na programação tornou-se necessária após o reator ter desligado automaticamente, na segunda-feira, apenas três dias depois de ter sido reiniciado, sob normas de segurança mais rigorosas do Japão, após o colapso de Fukushima, de 2011.
A empresa diz que não houve vazamento de substâncias radioativas no incidente. Mas o desligamento aconteceu depois de um vazamento de água refrigerante radioativa no reator, poucos dias antes de sua reinicialização.
A Kansai Electric disse, na terça-feira, que uma forte corrente elétrica, além do nível pré-definido, pode ter sido detectado por um dispositivo de monitoramento em torno do transformador do reator, causando o disparo do alarme que parou o início da geração e transmissão de energia.
Na quarta-feira, o utilitário trouxe o reator para um estado de desligamento frio, baixando a temperatura da água de arrefecimento.
O regulador nuclear vai examinar a análise da causa da parada de emergência, e medidas para prevenir um incidente semelhante, que a Kansai Electric deverá apresentar a tempo.
Mesmo que receba o aval para outra reinicialização, o reator número 4 terá de passar por uma inspeção final pelo regulador, novamente, antes da ativação e subsequente operação comercial.
O último incidente foi o segundo em 10 dias, que parou a reação, após o vazamento do líquido radiativo de arrefecimento, em 20 de fevereiro, num edifício ligado ao mesmo reator. A Kansai Electric tinha reiniciado, julgando que tinha tomado medidas suficientes para impedir um vazamento similar.
Os repetidos incidentes aconteceram depois que o governo decidiu reiniciar mais reatores, depois que o desastre na usina nuclear de Fukushima Daiichi levou a uma paralisação nacional de usinas nucleares, uma vez que está buscando gerar pelo menos 20% da eletricidade do Japão através da energia nuclear até 2030.
Comentando sobre o último incidente, o Ministro da Indústria Motoo Hayashi disse que: “É muito lamentável”.
“Espero que a Kansai Electric faça todo o possível para encontrar a causa do incidente e trabalhe com cuidado extra”, colocando a segurança à frente da necessidade de reiniciar o reator rapidamente, disse Hayashi numa conferência de imprensa.
Fonte: Japan Today http://www.japantoday.com/category/national/view/kansai-electric-to-put-off-troubled-reactors-commercial-operation
- Japão aprova orçamento recorde para o ano fiscal de 2025 - 27 de dezembro de 2024 2:45 pm
- Exército israelense realiza ataques aéreos em aeroporto do Iémen - 27 de dezembro de 2024 1:10 pm
- Previsão de nevasca intensa em áreas montanhosas no Japão - 27 de dezembro de 2024 1:05 pm