Coreia do Norte: prontidão nuclear. Kim Jong-un disse que as armas nucleares da Coréia do Norte devem estar prontas para uso “a qualquer momento”, informou um relatório da mídia estatal.
Ele disse a líderes militares da Coreia do Norte iria rever sua postura militar para estar pronto para lançar ataques preventivos, disse a Korean Central News (Agência de Notícias Central Coreana).
Mas, apesar da sua retórica, ainda não está claro o quão avançado está o programa de armas nucleares da Coréia do Norte.
A ONU impôs algumas das mais duras sanções contra a Coreia do Norte, após o seu quarto teste nuclear e lançamento de foguete.
Em resposta, na quarta-feira, a Coreia do Norte lançou 6 projeteis de curto alcance no mar.
A KCNA reportou que Kim, discursando em um exercício militar, na quinta-feira, que acredita-se seja o local de onde os projeteis foram lançados, disse que a Coreia do Norte “deve estar sempre pronta para disparar as ogivas nucleares a qualquer momento”, porque os inimigos estavam ameaçando a sobrevivência do país.
“Em um momento extremo, quando os americanos … estão incitando guerras e desastres em outros países, a única maneira de defender a nossa soberania e direito de viver é reforçar a nossa capacidade nuclear”, disse ele.
Analistas ainda duvidam que a Coreia do Norte tenha a capacidade de fazer uma bomba nuclear pequena o suficiente para colocar em um míssil viável, mas o anúncio de Kim Jong-un trouxe uma resposta rápida dos EUA.
“Instamos a Coreia do Norte de abster-se de ações provocadoras que agravam as tensões e concentrar-se em cumprir as suas obrigações e compromissos internacionais”, disse o porta-voz do Pentágono comandante Bill Urban.
Os EUA e Coreia do Sul iniciaram conversações, na sexta-feira, sobre a possível instalação de um escudo de defesa de mísseis dos EUA.
As conversações iniciais decidirão sobre o custo, eficácia e impacto ambiental da instalação do Terminal High Altitude Area Defense (THAAD), entre outras questões, reportou a agência Yonhap.
O que exatamente está proibido?
- A exportação de carvão, ferro e minério de ferro usado para programas de mísseis nucleares ou balísticos da Coreia do Norte.
- Todo o ouro, minério de titânio, minério de vanádio, minerais de terras raras e exportações de combustíveis de aviação.
- Qualquer item (exceto alimentos e medicamentos), que podem desenvolver as forças armadas da Coreia do Norte.
- Armas pequenas e leves estão, agora, incluídos em um embargo de armas.
- Relógios de luxo, embarcações, motos de neve e outros equipamentos desportivos ou recreativo, adicionados a proibição de exportação de bens de luxo.
- Nenhum navio ou avião poderá ser alugado ou registrado para a Coréia do Norte.
Quais são as outras medidas?
- Os Estados membros da ONU devem inspecionar toda a carga, de e para, a Coreia do Norte, não apenas aquelas que se suspeita conterem itens proibidos.
- O congelamento de bens em fundos norte-coreanos, ligados aos programas nuclear e de mísseis.
- Instituições financeiras no exterior não poderão abrir novos escritórios na Coréia do Norte sem a aprovação, e os bancos norte-coreanos não podem abrir agências no exterior.
Fonte: bbc http://www.bbc.com/news/world-asia-35723070
- Japão aprova orçamento recorde para o ano fiscal de 2025 - 27 de dezembro de 2024 2:45 pm
- Exército israelense realiza ataques aéreos em aeroporto do Iémen - 27 de dezembro de 2024 1:10 pm
- Previsão de nevasca intensa em áreas montanhosas no Japão - 27 de dezembro de 2024 1:05 pm