-2 C
Kóka
sexta-feira, 27 dezembro, 2024 6:28: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Coreia do Norte: prontidão nuclear

Coreia do Norte: prontidão nuclear. Kim Jong-un disse que as armas nucleares da Coréia do Norte devem estar prontas para uso “a qualquer momento”, informou um relatório da mídia estatal.

Ele disse a líderes militares da Coreia do Norte iria rever sua postura militar para estar pronto para lançar ataques preventivos, disse a Korean Central News (Agência de Notícias Central Coreana).

Mas, apesar da sua retórica, ainda não está claro o quão avançado está o programa de armas nucleares da Coréia do Norte.

A ONU impôs algumas das mais duras sanções contra a Coreia do Norte, após o seu quarto teste nuclear e lançamento de foguete.

Em resposta, na quarta-feira, a Coreia do Norte lançou 6 projeteis de curto alcance no mar.

A KCNA reportou que Kim, discursando em um exercício militar, na quinta-feira, que acredita-se seja o local de onde os projeteis foram lançados, disse que a Coreia do Norte “deve estar sempre pronta para disparar as ogivas nucleares a qualquer momento”, porque os inimigos estavam ameaçando a sobrevivência do país.

“Em um momento extremo, quando os americanos … estão incitando guerras e desastres em outros países, a única maneira de defender a nossa soberania e direito de viver é reforçar a nossa capacidade nuclear”, disse ele.

Man watches TV footage of missile launch conducted by North Korea, at Seoul Railway Station, South Korea, Thursday, March 3, 2016
Videos da Coreia do Norte lançando projéteis de curto alcance no mar foi mostrado na TV sul-coreana

Analistas ainda duvidam que a Coreia do Norte tenha a capacidade de fazer uma bomba nuclear pequena o suficiente para colocar em um míssil viável, mas o anúncio de Kim Jong-un trouxe uma resposta rápida dos EUA.

“Instamos a Coreia do Norte de abster-se de ações provocadoras que agravam as tensões e concentrar-se em cumprir as suas obrigações e compromissos internacionais”, disse o porta-voz do Pentágono comandante Bill Urban.

Os EUA e Coreia do Sul iniciaram conversações, na sexta-feira, sobre a possível instalação de um escudo de defesa de mísseis dos EUA.

As conversações iniciais decidirão sobre o custo, eficácia e impacto ambiental da instalação do Terminal High Altitude Area Defense (THAAD), entre outras questões, reportou a agência Yonhap.


O que exatamente está proibido?

  • A exportação de carvão, ferro e minério de ferro usado para programas de mísseis nucleares ou balísticos da Coreia do Norte.
  • Todo o ouro, minério de titânio, minério de vanádio, minerais de terras raras e exportações de combustíveis de aviação.
  • Qualquer item (exceto alimentos e medicamentos), que podem desenvolver as forças armadas da Coreia do Norte.
  • Armas pequenas e leves estão, agora, incluídos em um embargo de armas.
  • Relógios de luxo, embarcações, motos de neve e outros equipamentos desportivos ou recreativo, adicionados a proibição de exportação de bens de luxo.
  • Nenhum navio ou avião poderá ser alugado ou registrado para a Coréia do Norte.

Quais são as outras medidas?

  • Os Estados membros da ONU devem inspecionar toda a carga, de e para, a Coreia do Norte, não apenas aquelas que se suspeita conterem itens proibidos.
  • O congelamento de bens em fundos norte-coreanos, ligados aos programas nuclear e de mísseis.
  • Instituições financeiras no exterior não poderão abrir novos escritórios na Coréia do Norte sem a aprovação, e os bancos norte-coreanos não podem abrir agências no exterior.

Fonte: bbc http://www.bbc.com/news/world-asia-35723070

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sourcebbc

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img