Paulo Kalu: Cantor e Produtor Musical fala sobre o projeto Reticenciar. Atualmente morando em São Paulo, Paulo Kalu está remodelando o show Reticenciar… para estrear em Março de 2016 com músicos locais.
Paralelamente a carreira musical, Paulo é produtor musical no Nacena Estudios, um dos maiores estúdios da America Latina, onde acaba de produzir uma cantora em início de carreira, chamada Jane Oliveira . Anteriormente produziu uma banda da Califórnia, chamada The Rusty Pistols.
No início de 2016, Paulo Kalu começa a atualizar o Press Cliping com fotos novas, videos novos e show com cara nova.
Reticenciar… O Show
Reticências (…), segundo as regras da língua portuguesa, serve para indicar continuidade de uma ação ou fato.
Partindo desse principio nasce o projeto Reticenciar…, um espetáculo autoral direcionado para todos os públicos e que vem se desenvolvendo por si só a cada nova apresentação.
O show
Baseado no processo do disco, inicialmente, o espetáculo “Reticenciar…” foi concebido para ser um show de um homem só, em que Paulo, além de tocar violão e cantar, operaria recursos eletrônicos com arranjos complementares. Em Fortaleza, o espetáculo ganhou o
formato de trio, que estreou no Sesc Iracema dia sete de Novembro de 2014.
“Senti a necessidade de agregar outros elementos. O nome do Jeferson Portela surgiu naturalmente, quando cheguei em Fortaleza. Ele abraçou o projeto de uma forma muito fraternal”, destaca o músico.
A presença marcante do banjo nos arranjos original do disco fez com que Alan Kardeck também fosse convidado, agregando a viola caipira e o bandolim, instrumentos populares no Brasil que se assemelham ao banjo.
Andanças
Com mais de dez anos dedicados exclusivamente à música, Paulo Kalu inaugura uma nova fase como artista. O músico, que dedicou maior parte dessa trajetória à função de intérprete, em Fortaleza, mas especialmente nas cidades da Serra da Ibiapaba, partiu em 2012 em turnê pela América Central, com o espetáculo “Brasilidades”, acompanhado pelos produtores Natália Rocha e Rafael Evangelista.
A turnê durou um ano e passou por vários países da América Central, entre eles, Nicarágua, Costa Rica, Honduras e El Salvador. Em 2013, Paulo Kalu deu sequência ao trabalho de intérprete, dividindo o palco com grandes artistas que cruzaram seu caminho na América Central, como Perrozompopo, Kátia Cardenal, Nina y Sebastian, Friguey, Rialengo, Elsa Basil e Duo Finlândia.
Durante o período em que esteve fora do País, Paulo começou reunir suas próprias composições, que aos poucos ganharam corpo e maturidade para dar origem ao seu primeiro disco. O álbum, foi gravado no ano passado, durante estadia de Paulo Kalu na Nicarágua.
“‘Reticenciar…’ foi todo gravado por mim, arranjo por arranjo, instrumento por instrumento, em uma espécie de laboratório sonoro”, reforça o músico, que além de tocar todos os instrumentos, também operou as gravações em um home studio.
“Eu baixava os tutoriais pela internet e começava a estudar como tocar, como gravar cada instrumento”, lembra sobre o processo de gravação. O disco foi masterizado e finalizado por Chato Hernández, em El Salvador.
Radio Shiga by Cleo Oshiro
Facebook: https://www.facebook.com/PauloKalu
Canal Youtube: https://www.youtube.com/user/paulokalubrasil
http://paulokalu.blogspot.jp
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am