18 C
Kóka
quinta-feira, 17 abril, 2025 4:18: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

José Carlos Sibila: Uma alma a procura de um corpo

José Carlos Sibila: Uma alma a procura de um corpo. José Carlos Sibila é um autor e cineasta brasileiro com mais de vinte curta-metragens, um longa e vários filmes comerciais. Residente em São Paulo – Capital, tendo formação acadêmica, onde é Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, sendo formado em cinema na França, pela Escola de Cinema de Paris e membro da União Brasileira de Escritores e de Academia de Letra, cujo patrono é Gregório de Matos, mas ele considera que o seu maior aprendizado foi na EAD – Escola de Arte Dramática, que infelizmente não concluiu por ter de se ausentar do país durante o curso.

391567_3051627786995_400066003_nParticipa de quatro antologias, tem dois livros editados: O primeiro é um livro de contos, todos na esfera do realismo mágico, CRIATURAS/ Editora. Nativa, 2002-SP.
O segundo livro é um romance, também na linha do realismo mágico, UMA ALMA A PROCURA DE UM CORPO/ Editora.LP-Books, 20013-SP. Este livro está esgotado na sua versão impressa, mas pode ser solicitado na versão virtual LP-Books.com.

TÍTULO: Uma alma a procura de um corpo.
SINOPSE: Um jovem com dupla personalidade se vê aprisionado em um lugar que não consegue identificar.
Sua única possibilidade de descoberta e liberdade é viajar para o passado.
LINK PARA CONSULTA E AQUISIÇÃO: https://lp-books.com/loja/literatura/uma alma a procura de um corpo/
ISBN 978-85-7869361-9
1-Literatura – Ficção-Romance.
São Paulo- 2012.

Além dos livros, José Carlos Sibila tem dez peças escritas, sendo que três delas encenadas nos palcos brasileiros. São elas TETO DE LONA/ A ELEIÇÃO DA MÃE DE JESUS/ DOIDA.
O autor tem outras peças que ainda não foram montadas, mas foram lidas em espaços públicos e abertos. são elas: PROTEU/ APESAR DE VOCÊ e trabalhou como Free – Lancer, dirigiu vários filmes e vídeos institucionais, serviços, produtos, foi redator/roteirista e diretor de programas nas TVs Tupi, Cultura, Bandeirantes, Record e estagiário na ex-ORTF (Televisão Francesa).

No momento José Carlos Sibila está trabalhando o seu terceiro livro solo O HOMEM SEM PASSADO, também na esteira do realismo mágico.

O interesse de José Carlos Sibila pela arte de criar teve início na infância, quando no porão escuro da residencia da família ele descobriu que seria o local ideal para mostrar imagens e usando o espaldar de duas cadeiras que eram usadas como colunas da tela que era um pano branco e molhado. O projetor era uma vela colocada atrás do pano molhado para exibir as imagens.

Usando o movimento das mãos e alguns objetos que passavam entre a luz de vela e o pano molhado, davam vida a cena. A trilha sonora e os diálogos eram feitos ao vivo. O público eram os filhos dos vizinhos que tinham que pagar 5 palitos de fósforos para assistirem o filme e muitos desses expectadores nunca voltaram uma segunda vez, e o Cine Sibila teve uma vida curta, mesmo porque seus pais descobriram que ele cobrava ingresso dos vizinhos. Foi dai que surgiu o prazer de José Carlos Sibila em criar e contar histórias e o seu cinema tornou-se clandestino e ele diz que até nos dias de hoje o seu trabalho tem um pouco desse sabor marginal.

Radio Shiga by Cleo Oshiro

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img