Pesada neve na região central do Japão, frio chega a Okinawa. A massa de ar frio que chegou ao arquipélago japonês, trazendo neve e fortes rajadas de ventos em uma ampla área ocidental e central, no domingo, forçou o cancelamento de voos e a redução de velocidade dos shinkansens (trens-bala) da West Japan Railway Co.
O manto de neve chegou até a cidades do sudoeste japonês, como Nagasaki e Kagoshima e a temperatura em Naha, capital da Província de Okinawa, caiu para 8,9º C no domingo de manhã, muito abaixo da média para janeiro.
A ilha Amami, uma ilha subtropical localizado a cerca de 380 quilômetros a sudoeste da cidade de Kagoshima, também observou a queda de neve pela primeira vez em 115 anos, disse a Agência Meteorológica do Japão.
Na ilha de Kyushu, Nagasaki teve 15 centímetros de neve, Kagoshima 10 cm e 6 cm em Saga.
Na região de Chugoku, no oeste do Japão, onde a queda de neve foi mais pesada, a cidade de Kitahiroshima na província de Hiroshima registrou 142 cm de neve, enquanto Suzu, na Província de Ishikawa, na costa do Mar do Japão, na região central, caiu 59 cm de neve.
Pouco depois da meia-noite de sábado, 11 carros e outros veículos foram envolvidos em um engavetamento numa estrada na província de Fukuoka, que estava congelada, em meio a queda de neve, ferindo dois homens, disse a polícia.
Por volta de 6:00, seis adolescentes que escalaram os 847,5 metros do Monte Kusumbu, entre as Províncias de Fukuoka e Saga, pediram ajuda, dizendo que eles eram incapazes de descer devido à neve. Bombeiros locais os encontraram perto do pico da montanha e os resgatou cerca de 90 minutos mais tarde.
A agência meteorológica alertou para a continuação do clima de tempestade na região ocidental e central do Japão, na segunda-feira, e mais interrupção de tráfego.
Até um metro de neve é esperado até segunda-feira de manhã na região de Hokuriku, 70 cm em Chugoku e 60 cm em Tokai e Kinki, de acordo com a agência meteorológica.
Fonte: Japan Today http://www.japantoday.com/category/national/view/heavy-snow-hits-western-central-japan-okinawa-feels-chill-too
- Mundo esquerdista critica META por mudar sistema de verificação de fatos - 12 de janeiro de 2025 8:12 am
- Livro infantil relembra sobreviventes do terremoto de 1995 - 12 de janeiro de 2025 8:03 am
- Ataque com martelo em universidade em Tóquio deixa oito feridos - 12 de janeiro de 2025 7:37 am