O poderoso bombardeiro B-52 norte-americano sobrevoa Coreia do Sul. O B-52 Stratofortress, bombardeiro estratégico dos Estados Unidos, voou nos céus da Coréia do Sul no domingo, em uma grande demonstração de força, quatro dias após a Coreia do Norte alegar ter realizado o seu primeiro teste de bomba de hidrogênio.
O bombardeiro B-52 deixou Base Anderson, da Força Aérea dos Estados Unidos em Guam, no domingo de manhã e chegou nos céus de Osan, província de Gyeonggi, ao meio-dia, armado com mísseis nucleares e bombas “bunker” que são capazes de bombardear instalações subterrâneas da Coreia do Norte, de acordo com Seul e Washington.
O bombardeiro voo baixo sobre a base aérea de Osan, escoltado por uma comitiva de dois caças sul-coreano F-15Ks e dois norte-americanos F-16 antes de retornar a sua base, disseram fontes militares.
O envio do bombardeiro foi feito como parte de uma série de interações militares tomadas após a Coreia do Norte anunciar o teste nuclear na quarta-feira.
Dois dias após o teste, a Coreia do Sul retomou suas transmissões de alto-falante anti-norte-coreano ao longo da fronteira entre as duas Coreias, projetado para atingir a linha de frente dos soldados norte-coreanos.
O bombardeiro estratégico é parte de um “guarda-chuva nuclear” que os EUA fornece para o aliado asiáticos.
“A ação implementada foi mais rápida do que o esperado, podendo indicar sinais de intenção dos EUA em retaliar, severamente, se a Coreia do Norte fizer novas provocações”, disse um oficial militar sul-coreano.
Autoridades disseram que o B-52 é capaz de bombardear instalações de comandos militares da Coreia do Norte de um local a cerca de 3.000 quilômetros de distância e leva apenas quatro horas para os EUA trazerem o bombardeiro a partir da base de Guam, para a Península Coreana.
Fonte: Asia Times http://atimes.com/2016/01/us-flies-b-52-over-south-korea-after-norths-nuclear-test/
- Primeiro encontro entre o PM japonês e Trump será esta semana - 7 de fevereiro de 2025 5:25 am
- Nissan e Honda em desacordo sobre proposta de fusão - 7 de fevereiro de 2025 5:16 am
- EUA apresentarão proposta de cessar-fogo na guerra Rússia-Ucrânia - 7 de fevereiro de 2025 4:57 am