Japão: Abe diz que teste de bomba H pela Coreia do Norte é uma ameaça a segurança. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe condenou o anúncio da Coréia do Norte que havia realizado um teste de bomba de hidrogênio na quarta-feira, chamando-a de “grave ameaça” para o Japão e um “grave desafio” para os esforços de não-proliferação nuclear.
Abe disse aos repórteres: “Nós absolutamente não pode permitir isso, e condenamos, fortemente.”
Abe classificou o teste como uma violação dos acordos do Conselho de Segurança da ONU, que é contra os esforços globais para o desarmamento nuclear.
Abe diz que vai tomar “medidas fortes”, trabalhar com outras nações, os Estados Unidos, Coreia do Sul, China e Rússia, bem como através da ONU
“O teste nuclear que foi levada a cabo pela Coreia do Norte é uma ameaça grave para a segurança da nossa nação e nós absolutamente não podemos tolerar isso”, disse ele.
Abe sugeriu que o Conselho de Segurança da ONU iria assumir o caso, uma vez que viola as resoluções de sanções passadas.
França exorta “forte reação”
A França juntou-se ao coro de condenações depois que a Coreia do Norte publicou o teste, chamando a uma “forte reação da comunidade internacional”, disse o Gabinete do Presidente Francois Hollande.
O comunicado chama o teste de “uma inaceitável violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU”
Cidade chinesa na fronteira norte-coreana é evacuada
Residente da cidade chinesa de Yanji, na fronteira com a Coreia do Norte, receberam ordens de saírem dos edifícios quando os tremores da explosão foram sentidos através da fronteira.
Fonte: Inquirer.net http://newsinfo.inquirer.net/753027/n-korea-test-a-serious-threat-to-japan-shinzo-abe
- Japão aprova orçamento recorde para o ano fiscal de 2025 - 27 de dezembro de 2024 2:45 pm
- Exército israelense realiza ataques aéreos em aeroporto do Iémen - 27 de dezembro de 2024 1:10 pm
- Previsão de nevasca intensa em áreas montanhosas no Japão - 27 de dezembro de 2024 1:05 pm