Moradores de rua do Japão são amparados por Brasileiros. Há cinco anos todos os sábados o Apóstolo Waldir Kowaltschuk abre as portas da sua Igreja, recebe e alimenta os moradores de rua da cidade de Nagoya no centro do Japão.

O Apóstolo Waldir Kowaltschuk é brasileiro formado em Geografia e História e ex-funcionário do banco do Estado do Paraná e hoje no comando da Igreja MIR, Ministério Internacional da Restauração (Nagoya) com sede em Manaus sob comando do Apóstolo Rene de Araújo Terranova. Chegou no Japão há 20 anos atrás e no início começou a igreja dentro do seu apartamento e hoje conta com mais de 120 brasileiros dentro da sua igreja .

Há cinco anos começou a servir uns 5 ou 6 conta o Apóstolo Waldir e hoje tem sábado que vem mais de 100 moradores de rua famintos. Eles chegam bem cedinho entram dentro da Igreja e recebem um café ou chá e comem um pãozinho e ficam sentados aguardando. Vem com a melhor roupa que tem dentro das sacolas ou mochilas surradas que carregam para onde for e a expressão na face é de cansaço e ao mesmo tempo um ar de tranquilidade por estar ali naquele momento, pois sabem que daqui a pouco poderão saciar a fome. Aos poucos a igreja vai se enchendo e hoje são quase oitenta homens e senhoras todos sentados e finalmente o Pastor Jefferson Alexandre Hatberg Nishi Kowaltschuk e sua esposa Sayoe iniciam uma breve orientação da palavra de Jesus através da Bíblia e alguns cânticos. Os moradores de rua acompanham atentamente e a uma impressão de que aquelas palavras são as únicas palavras de carinho que recebem ha muito tempo. Alguns acompanham tudo folheando a sua própria Bíblia em Japonês. A palavra é breve e vem a hora mais esperada, e eles formam uma fila bem organizada e não conseguem esconder a ansiedade e alegria em finalmente poder se alimentar, o sorriso no rosto é comovente. Quando será que se alimentaram pela ultima vez? Onde dormiram?

Os voluntários enchem os pratos e distribuem e todos se sentam e comem com uma rapidez surpreendente e logo formam a fila para pegar mais.

O Apóstolo Waldir acompanha tudo bem de perto e afirma com orgulho que faz isso a cinco anos não só para alimenta-los mas o grande objetivo é levar a palavra de Deus até eles, e já conseguiu converter um bom número . Houve uma vez, conta ele, que a policia japonesa o procurou e perguntou porque ele fazia isso. Que não era bom continuar fazendo isso pois o número de pessoas que viriam iria aumentar muito, pois no centro de Nagoya existem mais de 500 moradores de rua, e o policial ainda afirmou esse povo é desqualificado, não serve pra nada. Apostolo Waldir conta que ficou chocado com tal comentário. Eu dependo de contribuições, de caridades e jamais pretendo parar de alimentar esse povo com a palavra de Deus e um pouco de alimento. O povo japonês é um povo um pouco frio mas nós brasileiros somos diferentes afirma .

Todos os japoneses ao final vem e abaixam a cabeça, agradecem um por um e ganham uma sacolinha de mantimentos e silenciosamente vão saindo da igreja rumo aonde nem eles sabem, apenas para enfrentar mais um dia na RUA.

Obs. Aceita se doações:
Para quem gostaria de fazer uma contribuição :
Serão aceitos alimentos, roupas e cobertores .
Favor enviar para o endereço abaixo:
Aichi-ken Nagoya -shi Minato – ku
Kyuban-cho 3-3-1
Ocean Bldg 1 andar
tel : 052-651 7991

Muito Obrigado !!

Radio Shiga Texto e Fotos by Marcelo Hide

Artigo anteriorÊxodo do feriado de ano novo começa em todo o Japão
Próximo artigoUm rio de estrela em Okazaki
Marcelo Hideyuki Date – Brasileiro, nasceu na cidade de Presidente Prudente, Estado de São Paulo, onde começou a carreira como repórter fotográfico no jornal Oeste Notícias. Ganhou destaque na mídia nacional com a cobertura dos conflitos agrários na região conhecida como Pontal do Paranapanema, realizando trabalhos para os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo e Jornal da Tarde, além das revistas Veja, Isto É e Época. Foi convidado a trabalhar como free-lancer fixo no jornal O Estado de S. Paulo, em São Paulo, onde ficou por dois anos. Voltou ao interior, trabalhou como editor de fotografia da revista Opção. Mora no Japão desde 2001, no Estado de Aichi, onde realiza trabalhos jornalísticos desde 2012, após obter a credencial internacional de jornalista. É colaborador da mídia de notícias FotosPublicas.com , Jornal Folha de S. Paulo (Folhapress), jornal O Estado de S. Paulo (Agência Estado), revista Nikkey News e o site Japão-online. Seu foco principal é divulgar a cultura e curiosidades do Japão e mostrar o que os brasileiros fazem aqui do outro lado do mundo.