Japão propõe novo fundo para ex-mulheres de conforto da Coreia do Sul. Japão planeja propor um novo fundo para apoiar as ex-mulheres de conforto quando os ministros de Negócios Estrangeiros de Tóquio e Seul se reunirem na próxima semana para tratar deste amargo tema, o sistema japonês de bordéis no tempo da guerra, segundo relatórios emitidos neste sábado.
A reunião de um dia, entre o ministro do Exterior japonês Fumio Kishida, e o seu homólogo sul-coreano, Yun Byung-se, será realizada em Seul na segunda-feira, segundo informações oficiais.
Os ministros devem discutir “assuntos de interesse mútuo”, como a questão das mulheres sistematicamente forçada a ter relações sexuais com soldados japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.
O governo japonês está considerando a criação de um novo fundo de cerca de 100 milhões de ienes para ajudar ex-mulheres de conforto, segundo o diário o Mainichi, enquanto outros meios de comunicação disseram que a soma seria maior do que isso.
Tóquio também planeja propor que os dois países assinem uma declaração confirmando que a questão das mulheres de conforto seja resolvido completamente, relataram o Mainichi e outros jornais japoneses.
O primeiro-ministro Shinzo Abe, tem como objetivo a resolução do problema que persistente e tem ofuscado as relações diplomáticas entre os dois aliados americanos do Leste asiático.
Japão emitiu uma declaração marcante em 1993 que manifestou “sinceras desculpas e remorso” para as mulheres “que sofreram dor imensurável e feridas físicas e psicológicas incuráveis como mulheres de conforto”.
Mas há muito tempo sustentou que a disputa foi resolvida em um acordo de 1965 com a normalização com a Coreia do Sul, onde Tokyo pagou total de US $ 800 milhões de dólares em subsídios ou empréstimos para a sua antiga colônia.
No seu editorial sábado, o conservador jornal japonês Sankei, apelou ao governo para sustentar que a disputa foi resolvida no acordo de 1965 e assegurar que a Coréia do Sul pare de “reesquentar” a questão como um trunfo diplomático.
Seul está exigindo um novo pedido de desculpas formal e compensação para as mulheres coreanas.
O destino das mulheres de conforto é uma questão extremamente emocional na Coréia do Sul e uma fonte de grande parte da desconfiança que tem marcado as relações entre Seul e Tóquio, há décadas.
Fonte: Japan Today http://www.japantoday.com/category/politics/view/japan-to-propose-new-fund-for-former-comfort-women
- Serviço Postal dos EUA suspende pacotes da China e Hong Kong - 7 de fevereiro de 2025 3:54 am
- Lucro da Toyota cai com queda nas vendas no Japão - 7 de fevereiro de 2025 3:40 am
- China pede diálogo com os EUA após tarifas adicionais - 7 de fevereiro de 2025 3:35 am