4.3 C
Kóka
sexta-feira, 22 novembro, 2024 7:50: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Cientistas descobrem como os golfinhos veem as pessoas através de ecolocalização

Os cientistas conseguiram descobrir como os cetáceos “veem” uma pessoa dentro de água. Imagem: Divulgação.

Os sinais sonoros gravados com o uso de um microfone subaquático foram transformados em imagens, segundo informa o Daily Mail.

A pesquisa foi realizada no delfinário da cidade de Puerto-Aventuras (México) pelo mergulhador Jim McDonough que usou um cinto de mergulho. Não foi usado o escafandro porque as bolhas poderiam afetar os resultados da pesquisa. Os sinais (ou o eco dos sinais dos golfinhos, captados pelo mergulhador) foram depois estudados pelo cientista John Stuart Reid, especialista em física acústica e criador do aparelho de visualização de sons CymaScope.

Imagem da pesquisa que mostra o mergulhador Jim McDonough
Imagem da pesquisa que mostra o mergulhador Jim McDonough.

O aparelho permite a transformação das vibrações sonoras em vibrações da água. Primeiramente, os cientistas baixaram a sequência de sinais de ecolocalização ultrassónica de um golfinho no CymaScope, colocando a câmara em regime de reprodução de vídeo. Na superfície da água eles notaram uma figura estranha. Depois de reproduzir o vídeo mais uma vez, cena a cena, viram a figura de um homem. Após processar as imagens em computador, os cientistas viram mais detalhes, inclusive o cinto de mergulho de McDonough.,Quer dizer, a ecolocalização permite aos golfinhos «ver» não só sombras de objetos, mas também os contornos da sua superfície. Mais cedo, em 2012, usando a mesma tecnologia, os cientistas haviam conseguido descobrir como os animais percebem objetos inanimados.

br.sputniknews.com

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img