Coréia do Sul e Norte concordam em reduzir as tensões. Coréia do Sul concordou em interromper as transmissões de propaganda transfronteiriças como parte de um acordo com a Coréia do Norte para desanuviar a tensão após confrontos recentes.
Seul começou as transmissões após uma mina terrestre ter feridos dois dos seus soldados na fronteira, no início deste mês.
O principal negociador do Sul disse que o acordo veio depois que o Norte concordou em expressar “pesar” sobre o incidente.
O acordo veio após uma maratona de negociações que começaram depois de uma troca de tiros na fronteira última quinta-feira.
As negociações, na aldeia abandonada de Panmunjom dentro da zona desmilitarizada foram encerradas a 00:55 hora local na terça-feira (15:55 GMT segunda-feira).
Uma declaração conjunta disse que a Coréia do Sul iria parar as transmissões de alto-falante ao meio-dia de terça-feira e do Norte terminaria seu “estado de semi-guerra”.
Ambos os países também concordaram em trabalhar no sentido de uma retomada das reuniões de famílias separadas pela Guerra da Coreia 1950-1953.
O conselheiro de segurança nacional Kim Kwan-jin, que liderou as negociações para o Sul, disse que haveria acompanhamento das negociações para discutir uma série de questões para melhorar os laços entre as duas Coréias, mas ele disse que não era o momento certo para fazer uma cúpula entre os dois países.
Alguns criticam a Coréia do Sul de provocar o Norte com exercícios militares conjuntos com os EUA, mas apoiadores do regime do Sul rebatem dizendo que “como tratar bem um regime que desenvolve armas atômica para atingir Seul:”
O Sul retomou as transmissões de propaganda após um período de 11 anos, no início deste mês, em aparente retaliação pelo incidente da mina terrestre em 4 de agosto – embora o Norte tenha negado que implantou as minas.
O Norte também negou o bombardeamentos da Coreia do Sul na semana passada – um incidente que levou o Sul a abrir fogo de artilharia.
Pyongyang ordenou que suas tropas ficassem “em prontidão de guerra” na sexta-feira, enquanto Seul avisou que iria “retaliar severamente” quaisquer atos de agressão. Cerca de 4.000 moradores também foram evacuados das áreas de fronteira da Coreia do Sul.
As duas Coreias permanecem tecnicamente em guerra, porque o conflito 1950-1953 terminou em um armistício, e não um tratado de paz.
Fonte: bbc.com
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am