Joyce Cândido: O Bom e o Velho Samba Novo. Joyce Cândido Costa começou cedo na vida musical. Ela nasceu em 1983. na cidade de Assis, interior Paulista, cresceu em Maracaí-SP, se formou em piano no clássico Conservatório Carlos Gomes, em Marília (São Paulo) e fez graduação em Música em Londrina, no Paraná. Depois disso, passou três anos em Nova Iorque, onde se aperfeiçou em canto, dança e teatro na Broadway. Como resultado do seu trabalho, recebeu o Prêmio Brazilian International Press Awards em 2011, na categoria de Melhor Cantora Brasileira nos Estados Unidos, ao lado de nomes como Marcos Valle e Luiz Fernando Veríssimo. Joyce conquistou a admiração do renomado Alceu Maia, considerado um dos maiores produtores de samba da atualidade ( toca cavaquinho erudito, é maestro e compositor) e já trabalhou com Martinho da Vila, Beth Carvalho, Jorge Aragão e hoje produz Diogo Nogueira e o programa Samba da Gamboa, da TV Brasil. “Joyce não é apenas uma cantora de samba. Ela tem uma bagagem musical muito vasta. É pianista, canta diversos estilos musicais, inclusive jazz, tem um timbre de voz linda, é uma excelente bailarina e estudou teatro. Há tempos não me encantava por uma cantora como me encantei por ela”, diz Alceu Maia. Mas os elogios não terminam por aqui onde Bibi Ferreira afirma: “Que prazer trabalhar com quem conhece o seu ofício, fala sério e entende sobre o que faz. Que prazer conhecer Joyce Cândido. É uma grande cantora, uma linda garota, e veio para ficar”. Mas elogios é o que não faltam para essa maravilhosa interprete da MPB, vindos de vários artistas como Carlinhos de Jesus, Zezé Motta entre outros.
Joyce, é verdade que o piano e a dança foram suas prioridades no início da carreira?
O piano e a dança foram meus primeiros interesses, ainda criança. Pedi para minha mãe me colocar na aula de piano e jazz. Depois comecei a cantar no coral infantil e fui gostando muito. ( foi tudo mais ou menos na mesma época). Mas terminei o conservatório de piano e fui para a faculdade de música. Já cantava desde criança, mas foi na faculdade que descobri que poderia ser cantora, de fato. Na cidade de Londrina, onde fiz a faculdade de Música, comecei a cantar na noite, participei de vários projetos e gravei meu primeiro CD ” Panapaná”, em 2006. Gravei musicas inéditas minhas e de vários outros compositores.Trabalhei com educação musical com crianças e adolescentes por vários anos.
Em Nova York fiz aulas na Broadway e cantei muito na noite também. Cantava samba, forró, bossa nova, um pouco de jazz… foi uma experiência maravilhosa. Aprendi muito. Ganhei o prêmio como Melhor Cantora Brasileira pelo Press Awards em 2011.
Qual o estilo de música que gosta de interpretar e quem você tem como influência musical?
Gosto de cantar música brasileira de diversos estilos. Adoro Luiz Gonzaga, o rei do baião! Amo samba! Ouço muito Elis Regina, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Chico Buarque, Lenine… Adoro jazz também! Ella Fitzgerald, Cole Porter…. E tenho paixão por musicais da Broadway!
Seu segundo CD foi produzido pelo Alceu Maia, que é um dos maiores profissionais do samba, onde ele não economizou elogios sobre sua qualidade musical. As músicas dos seus CDs são composições próprias ou grava outros autores?
Lancei meu segundo CD ” O bom e velho samba novo” pela Biscoito Fino em 2011. O CD foi produzido por Alceu Maia. Foi Chico Buarque quem apresentou meu trabalho à gravadora. Neste álbum canto especialmente samba. É uma mescla de sambas clássicos de Noel Rosa, por exemplo, e sambas inéditos de compositores como Luiz Carlos da Vila.
Inclusive já teve a honra de ser dirigida pela grande Bibi Ferreira, onde ela se declara apaixonada pela grande artista talentosa e completa que você é. Como aconteceu esse encontro entre vocês?
Bibi Ferreira me dirigiu no show de lançamento do meu CD, em 2011. Foi uma honra ser dirigida por ela. Fomos apresentadas por nosso empresário, Nilson Raman. Eu amo Bibi como artista e como pessoa! E sei que o carinho e a admiração são mútuos!
No meu DVD, gravado em 2013, tive as participações especiais de João Bosco, Carlinhos de Jesus, Elza Soares e Toninho Geraes! Foi um privilégio! Todos se tornaram grandes amigos, incentivadores e admiradores do meu trabalho. Sou fã de todos eles e fico muito feliz com este reconhecimento. Outros artistas com os quais já tive a alegria de dividir o palco também se tornaram ótimos amigos como o caso de Zezé Motta, Marília Pêra, Jorge Aragão, Emanuelle Araújo e Rildo Hora. Sempre tenho convidados especiais em meus shows!
Para encerrar, quais são os seus projetos a curto-prazo?
Tenho feito shows por todo o Brasil, pretendemos participar da Womex 2015 (World Music Exposition), que acontecerá em Istambul. Tenho muita vontade de cantar no Japão! Espero logo poder realizar este desejo.
Muito obrigada!
Beijos
Joyce
http://www.joycecandido.com/#principal_midia
https://www.facebook.com/JoyceCandidoOficial
Da Redação by Cleo Oshiro
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am