Terremoto no Nepal: O que o mundo está fazendo para ajudar? Assim como o Nepal está se esforçando para lidar com as consequências do devastador terremoto de sábado, a comunidade internacional está se reunindo para ajudar. A Índia mobilizou mais rapidamente e deu mais do que qualquer outro país, dizem os correspondentes.
Índia
O empobrecido Nepal tem contado com o seu vizinho, a gigante Índia, durante décadas. O Primeiro Ministro Indiano Narendra Modi twitou o seu apoio minutos após o terremoto. Imprensa indiana relatou que depois de quatro horas do sismo, o governo já havia enviado seu primeiro avião militar junto com 285 membros de sua Força Nacional de Resposta a Desastres, e tem levado de helicóptero para mais de 1.400 membros das equipes de resgate Treze aeronaves militares, três aviões civis e seis helicópteros foram mobilizados, disse o Ministério das Relações Exteriores indiano.
A Índia também enviou 10 toneladas de cobertores, 50 toneladas de água e 22 toneladas de alimentos. Tais fontes são desesperadamente necessárias pelos sobreviventes desalojados que estão em barracas pela cidade. Além disso, a Índia enviou três hospitais de campanha do exército, uma força-tarefa de engenharia, médicos e duas toneladas de suprimentos médicos, disse o ministério. Há 62 hindus morto e 259 feridos.
O governo pediu para as pessoas que estão esperando resgate por helicóptero para terem paciência, salientando que resgate e socorro são “nosso propósito primordial”. Ele também está esperando para evacuar as pessoas por via rodoviária, acrescentando que as rodovias ainda precisam ser recuperadas.
China está enviando equipes com experiência em terremotos mortais
China
A Administração Nacional de Turismo da China disse que desde de domingo de manhã, 683 turistas chineses estão presos no Nepal. O consulado chinês no Nepal está a funcionando como um abrigo temporário para eles e o governo da China disse que quatro dos seus cidadãos foram mortos e 10 feridos gravemente. Xinhua disse que pelo menos 20 pessoas também foram mortas no Tibet. Um alpinista chinês morreu no Everest e outros oito foram seriamente ferido. A China está enviando 20 milhões de yuans ($ 3,3 milhões) em ajuda humanitária e enviou uma equipe médica de 60 elementos da província de Sichuan, incluindo peritos de medicina, farmácia, osteologia, enfermagem e departamentos de psicologia, e vai ficar por 10 dias, disse a Xinhua. Trouxeram com eles 13 toneladas de ajuda médica.
A China também enviou uma equipe de resgate militar de 55 elementos, com mais 45 soldados que chegam na terça-feira. Por causa da própria vulnerabilidade sismológica da China, eles têm participado em diversas operações do terremoto mortais nos últimos anos, disse a Xinhua, e irá fornecer não só ajuda médica, mas também aconselhamento psicológico.
Paquistão
O Paquistão enviou quatro aviões C-130 transportando um hospital de 30 leitos, equipes de busca e salvamento especiais e material de socorro. O hospital irá incluir uma gama de especialistas e de pesquisa e a equipe de resgate está levando radares para detectar os soterrados e equipamento de corte de concreto. Os aviões também levaram 2.000 refeições, 200 tendas e 600 cobertores. O Paquistão retirou 39 dos seus cidadãos que foram presos no Nepal em aviões militares. Um diplomata paquistanês disse ao The Express Tribune que havia cerca de 100 cidadãos paquistaneses no Nepal e que estavam sendo feito esforços para contatá-los.
Austrália
Há 549 australianos registrados como turistas no Nepal e o governo confirmou, até agora a segurança de mais de 200, mas os esforços continuam para contactar o restante. Não houve relatos de mortes até agora, em Katmandu, mas um australiano teria sido morto no Monte Everest, com vários outros ainda desaparecidos. O governo australiano está enviando 5 milhões de dólares australianos (US $ 3,9 milhões) em ajuda.
Israel
Israel enviou uma equipe de 260 membros para Nepal junto com 95 toneladas de suprimentos humanitários e médicos, incluindo um laboratório, máquinas de raios-X, salas de cirurgia, salas de tratamentos infantis e instalações de parto. O governo de Israel disse no domingo que faria o transporte aéreo de quatro mulheres nepalesas grávidas para Israel que estão atuando como mães de aluguel para os cidadãos israelenses, e 25 bebês nascidos de mães de aluguel na Índia em nome das famílias israelenses. Há relatos de 600-700 israelenses no Nepal, e cerca de 400 foram contatados.
Japão
O Japão enviou uma ajuda de emergência no valor de ¥ 25.000.000 (210.000 dólares), incluindo tendas e cobertores. O Ministério das Relações Exteriores do Japão, disse um cidadão japonês foi morto e uma mulher está ferida. Há 1.100 japoneses vivendo no Nepal, embora não seja claro quantos turistas estão no país.
Reino Unido
Centenas de cidadãos britânicos estão no Nepal, mas nenhuma morte ou ferimento foi confirmado até agora. Funcionários consulares estão à procura de cidadãos do Reino Unido em centros turísticos e hospitais, a fim de dar toda a assistência necessária. “Há centenas de cidadãos britânicos no Nepal nesta época do ano e espera-se que, quase que certamente, alguns terão sido apanhados pelo terremoto”, disse o ministro do Exterior britânico Philip Hammond. O Reino Unido está enviando uma equipe humanitária de oito elementos e R $ 5 milhões em ajuda. Um voo no domingo levou sete tripulantes de busca e salvamento internacion do Reino Unido e mais de 11 toneladas de kit, incluindo tochas, machados, cabos, câmeras busca, macas e tendas.
bbc.com
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am