Terremoto no Nepal: declarado luto oficial para vítimas. O Nepal declarou três dias de luto pelas vítimas do terremoto de sábado, em que mais de 5.000 pessoas morreram.
Sushil Koirala, primeiro-ministro, diz que o governo está fazendo todo o possível, mas está sobrecarregado pelo tamanho da catástrofe.
As equipes de resgate ainda estão lutando para levar ajuda às áreas remotas do Himalaia.
A chuva pesada está piorando a situação de centenas de milhares de pessoas acampadas a céu aberto aberto.
A ONU estima que oito milhões de pessoas em 39 distritos foram afetados pelo terremoto de 7,8 graus de magnitude – mais de um quarto da população.
Mais de 10.000 pessoas foram feridas.
Entre os mortos estão 18 alpinistas que estavam no Monte Everest, no acampamento base, quando foi atingido por uma avalanche desencadeada pelo terremoto.
Em um discurso transmitido pela televisão, o Sr. Koirala disse: “Em memória dos irmãos e irmãs nepaleses, estrangeiros, anciãos e crianças que perderam suas vidas neste terremoto devastador, decidimos observar três dias de luto nacional a partir de hoje.”
Mais cedo, ele disse que a falta de equipamentos e pessoal especializado significava que os “apelos para salvamentos, vindos de todos os lugares” em muitos casos, não poderiam ser atendidos.
Deslizamentos de terra e tremores secundários em áreas montanhosas remotas ao redor do epicentro do terremoto estão prejudicando as equipas de salvamento e resgate.
Um porta-voz do governo disse à BBC que os helicópteros haviam soltado barracas, alimentos secos e remédios nas aldeias remotas, mas eles ainda precisavam chear a muitas comunidades isoladas.
Quando os helicópteros conseguiam aterrizar, muitas vezes cercado por moradores implorando por comida e água, ou de ser evacuado.
bbc.com
- Zelenskyy condena ataque russo à rede de energia na Ucrânia - 26 de dezembro de 2024 12:17 pm
- Japan Airlines sofre ataque cibernético e enfrenta atrasos - 26 de dezembro de 2024 12:02 pm
- Trabalhadores são resgatados em obra da BYD chinesa no Brasil - 26 de dezembro de 2024 11:57 am