6 C
Kóka
quarta-feira, 5 fevereiro, 2025 10:01: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Premiê japonês vai a Washington para fortalecer aliança

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, começou no domingo uma visita de sete dias aos EUA durante o qual ele planeja fortalecer a aliança entre os dois países.

“Começamos a intensificar os fortes laços entre o Japão e América, para construir a paz e a prosperidade no século XXI”, disse Abe ao canal de TV NHK antes do voo para os EUA.

O Japão e os EUA, como notam observadores da região, estão preparados para enfrentar conjuntamente a crescente influência da China a nível militar e econômico. Para terça-feira está prevista uma reunião em Washington entre o primeiro-ministro e Barack Obama, e na quarta-feira Abe fará um discurso no congresso para, como observou o jornal The Japan Times, produzir uma “boa impressão” nos americanos.Apesar das garantias de amizade, há muitos obstáculos ao fortalecimento das relações entre Tóquio e Washington. Na esfera político-militar é a tensão nas relações do Japão e a Coreia do Sul. A fricção entre os dois vizinhos interfere no alinhamento do “triângulo militar” Washington-Tóquio-Seul.

No contexto da visita de Abe, os ministros das Relações Exteriores e da Defesa dos dois países farão negociações político-militares na segunda-feira em Washington. De acordo com os seus resultados deverá ser elaborado um novo plano para a cooperação militar entre Tóquio e Washington, inclusive no que se refere à utilização das Forças de Defesa japonesas no exterior.

Mais cedo a agência noticiosa Kyodo relatava que Abe não irá a Moscou para participar das comemorações do 70º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial. Ele se absterá da visita devido a uma  falta de progressos na questão das Ilhas Curilhas do Sul, ilhas que o Japão considera como seu território.

Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150426/860901.html#ixzz3YUHPpsU2

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img