A área de busca do voo MH370 da Malaysia Airlines será duplicado se nada for encontrado na zona de pesquisa atual, dizem as autoridades.
O anúncio foi feito a partir de ministros australianos, malaios e chineses reunidos para discutir o progresso das buscas.
O avião, voando a partir da capital da Malásia, Kuala Lumpur, para Pequim, desapareceu em 8 de Março 2014, com 239 pessoas a bordo.
Acredita-se que tenha caído na região da Austrália Ocidental, mas até agora nenhum vestígio foi encontrado.
No momento as equipes, que utilizam equipamentos de sonar sofisticado, estão vasculhando 23.000 quilômetros quadrados de área no fundo marinho no extremo oeste da cidade australiana de Perth. Cerca de 40% desta continua a ser pesquisado.
Se nada for encontrado, a pesquisa será prorrogada por mais 60 mil km quadrados para “cobrir toda a área de probabilidade mais elevada, identificada por análise de especialistas”, segundo uma declaração conjunta dos ministros.
A área de pesquisa adicional poderia levar até um ano para ser concluída, dependendo das condições climáticas adversas nos próximos meses de inverno, disse o comunicado.
Os investigadores ainda não sabem o que aconteceu com o avião.
A zona de busca foi definida com base na análise de hora em hora dos “handshakes” entre o avião e um satélite de comunicações.
Ainda não há uma explicação de por que ele voou tão longe do curso – o que faz com que encontrar a “caixa preta” do avião seja a chave a compreensão de seu destino.
“Estamos confiantes de que estamos procurando na área do correta. ” O ministro dos Transportes australiano Warren Truss disse aos jornalistas após a reunião.
“Estamos confiantes de que temos o melhor equipamento de pesquisa … se o avião está na área vamos encontrá-lo. ”
Custo das buscas de US$ 93 milhões, foi financiado conjuntamente pela Austrália e Malásia
Fonte: bbc.com
- Aniversário solidário de Cristiane Yokoyama reúne amigos - 24 de fevereiro de 2025 7:24 am
- Bloco de oposição da Alemanha vence eleições e lidera negociações - 24 de fevereiro de 2025 4:14 am
- Milícia de Myanmar liberta 3.000 estrangeiros forçados a trabalhar em esquema criminoso - 24 de fevereiro de 2025 4:10 am