12 C
Kóka
quinta-feira, 8 maio, 2025 6:40: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

10 carros que foram destaque no Salão de Genebra

O Salão Internacional de Genebra, encerrado recentemente, é um dos eventos mais esperados do setor automobilístico mundial. Ali são lançadas novidades que em breve estarão nas ruas e também protótipos de sonho.

Conheça os dez modelos de carro conceito que mais chamaram a atenção da equipe da BBC Autos.

Audi R8 V10 Plus/R8 E-tron

Parente de feras como o Lamborghini Gallardo, o R8 sempre foi um discreto supercarro de motor central.

O destaque para este update da versão original vem do motor V10 5,2 litros com 612 cavalos. E a complexa carroceria é 15% mais leve e 40% mais resistente do que a do modelo anterior, o que significa que o R8 vai conseguir acelerar, frear e fazer curvas melhor do que nunca.

Ainda não sabemos ao certo o quanto a nova versão é melhor, mas o campeão da Audi Le Mans Tom Kristensen já botou as mãos no veículo e virou fã. “Ele é mais rápido, mais ágil e até mais preciso. É o meu carro dos sonhos”, disse ele, em uma entrevista coletiva da Audi.

A edição E-tron, totalmente eletrônica, praticamente dobra a capacidade da bateria e aumenta a distância percorrida para 450 quilômetros. A aceleração de 0-100 km/h é feita em apenas 3,9 segundos.

Bentley EXP 10 Speed 6 Concept

Enquanto o prestígio e a presença da Bentley são inquestionáveis, os carros da marca são enormes, beirando o pesado. Sua ótima velocidade é uma bênção diante de potenciais defeitos que o excesso de peso apresenta.

Mas em breve a Bentley deverá adotar um design mais limpo e menor, sem desprezar as marcas registradas da montadora. A novidade apenas recondiciona os carros em uma forma mais esbelta.

Essa visão é o EXP 10 Speed 6 Concept, um preview que esperamos que a Bentley coloque em produção o mais rápido possível.

A montadora usou tecnologia de impressão em 3D para criar os detalhes do carro, como as maçanetas, as laterais, os tubos de escapamento, permitindo uma evolução calculada do design padrão da Bentley.

McLaren P1 GTR

Como se não fosse o bastante ser a dona de um dos supercarros mais audaciosos do mundo, a McLaren preparou uma versão incrível apenas para as pistas de seu estonteante P1.

O P1 GTR estará disponível apenas para os poucos sortudos que já têm ou que já encomendaram um dos 375 P1s sendo produzidos. A montagem do novo modelo vai começar apenas quando esse lote de carros de rua for esgotado.

Além de modificações como o imenso aerofólio e o sistema de escapamento feito em liga de titânio e inconel (coisa de Fórmula 1), o P1 GTR também oferece a seus donos experiências exclusivas.

Isso inclui dias especiais em que esses privilegiados vão poder competir uns contra os outros, treinar no simulador de Fórmula 1 da McLaren Racing ou aproveitar uma conversa com o designer Frank Stephenson, da McLaren Automotive, o homem por trás das versões atualizadas do Mini Cooper e do Fiat 500.

Lexus LF-SA Concept

A Lexus está disposta a expandir seus horizontes a partir dos Estados Unidos em direção ao mercado global de carros de luxo, mas vai precisar de modelos menores e mais eficientes do que aqueles produzidos para os compradores americanos.

O setor AAA está se distanciando das tradicionais noções de extravagância e por isso a Lexus também precisa de um estilo mais audacioso do que aquele que normalmente oferece.

O LF-SA atende a esses dois objetivos, com cara de já estar pronto para entrar no disputadíssimo segmento dos crossovers compactos de luxo.

Infiniti QX30 Concept

O novo QX30 Concept da Infiniti antecipa o redirecionamento da empresa para o agitado segmento dos crossovers compactos de luxo. E, assim como o Lexus LF-SA, a Infinit reconhece a necessidade de um pouco de audácia estética para ajudar seus futuros modelos a chamarem a atenção.

Ainda assim, como a Infiniti é uma marca de luxo, é preciso que seja o tipo certo de atenção. Portanto ela não pode se arriscar a ser tão radical quanto sua empresa-mãe, a Nissan, que criou o crossover Juke.

Em vez das polêmicas chapas de metal, o QX30 oferece linhas bem definidas e elegantes, resistindo à tentação dos crossovers pequenos e altos de parecerem atarracados e pouco sofisticados.

Kia Sportspace Concept

A montadora coreana veio para Genebra com um preview de seu sedã Optima, só que o modelo parecia vestido para esquiar nas montanhas dos arredores.

Resultado do trabalho do estúdio de design da Kia em Frankfurt, na Alemanha, o Sportspace desafia as peruas tradicionais ao evidenciar a traseira em “D”, o que dá ao carro a aparência de um hatchback longo e fino.

“Sempre tive em mente criar um veículo que eu pudesse usar para passar o fim de semana esquiando com amigos antes de dirigi-lo até o Salão de Genebra”, diz Gregory Guillaume, diretor do escritório de design da Kia. “O veículo conceitual ideal tem que refletir uma ideia assim descontraída, e acho que o Sportspace faz isso”.

Mercedes-Maybach Pullman

Hoje em dia, são poucas as pessoas que lembram da fama da Pullman como uma fabricante de luxuosos vagões de trem que serviram para transportar oligarcas e políticos poderosos no início do século 20.

Depois de ter usado ideias da empresa para seu sedã 600, em 1964, a Mercedes-Benz agora ressucita o nome como ponto alto de sua sub-marca Maybach.

Apesar de não ser propriamente uma locomotiva, este Pullman é propulsionado por um motor a gasolina V12 6 litros twin-turbo com 530 cavalos de potência.

Nissan Sway Concept

Com o Sway Concept, a Nissan atende diretamente à demanda de consumidores europeus por hatchbacks compactos, eficientes e fáceis de estacionar, mas que também sejam visualmente atraentes.

Apesar de se situar na faixa de mercado dos sub-compactos, o objetivo da montadora japonesa é introduzir uma estética nova e mais luxuosa mais comum em carros mais caros.

Isso inclui o uso de tons acobreados no teto, no painel e na dianteira.

“Nosso carro pode ser pequeno, mas com um centro de gravidade baixo, ele é projetado para ser muito dinâmico”, explicou Mamoru Aoki, diretor-executivo de design da Nissan.

Koenigsegg Regera

A Koenigsegg escolheu a palavra “reinar” em sueco para batizar sua mais recente criação, com a expectativa de que o Regera venha a dominar o mercado dos chamados “megacarros”.

Os modelos da marca tradicionalmente são voltados para veículos de pistas, mas o Regera pretende expandir esse horizonte ao adicionar confortos como silenciadores.

O Regera também economiza em peso, ao dispensar a transmissão multimarcha tradicional. Em vez disso, o motor V8 5 litros a gasolina com 1.115 cavalos se conecta às rodas traseiras usando um acionamento direto que aproveita a assistência de outros motores elétricos com 400 cavalos.

O carro também pode ser operado em modo elétrico, bem mais silencioso.

Quant Quantino

A Quant, start-up com sede em Liechtenstein, geralmente usa o Salão de Genebra para exibir suas tecnologias. Mas neste ano, a empresa decidiu apresentar sua mais nova empreitada: o o hatchback Quantino.

O carro usa energia elétrica gerada por um fluido carregado ionicamente que oferece propulsão ao mover elétrons de um tanque para outro.

Isso oferece uma capacidade de abastecimento rápido que permite ao carro percorrer 1.000 km com os dois tanques de 175 litros cheios, e chegar a uma velocidade máxima de 200 km/h.

Outro aspecto intrigante é que o sistema é projetado para funcionar a 48 volts, abaixo do limite de letalidade, permitindo que o carro evite as medidas de segurança caras e elaboradas aplicadas a veículos elétricos de alta voltagem.

Mas por enquanto, trata-se de uma ideia em fase de testes. A marca promete lançar um protótipo ainda este ano.

BBC Brasil

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img