10.4 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/18  8:49
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Tufão Talim chega no oeste do Japão

O tufão Talim atingiu a ilha de Kyushu, no sul do Japão.

Tufão Talim chega no oeste do Japão.

O tufão Talim atingiu a ilha de Kyushu, no sul do Japão.

A Agência Meteorológica do Japão relata que, a partir das 9 horas deste domingo (17), a tempestade estava se movendo para o leste, a uma velocidade de 30 quilômetros por hora, nas águas ao sul da cidade de Makurazaki, na prefeitura de Kagoshima, com ventos de mais de 100 quilômetros por hora no centro.

Recomenda-se precaução contra fortes chuvas.

A precipitação, no aeroporto de Miyazaki, excedeu 460 milímetros em 48 horas, mais do que 1,4 vezes a média do mês inteiro.

O tufão, provavelmente, trará fortes chuvas do oeste ao norte do Japão até segunda-feira. Precipitações horárias de mais de 80 milímetros podem atingir alguns locais.

A precipitação para o período de 24 horas, até a manhã de segunda-feira, é projetada para ser 350 milímetros nas regiões do norte de Kyushu, Shikoku e Kinki, 250 milímetros no sul de Kyushu, Chugoku e Tokai e 200 milímetros na região de Kanto-koshin.

Às 6h40, a velocidade máxima de vento foi de cerca de 107 quilômetros por hora, registrada na Ilha Tanega-shima, na prefeitura de Kagoshima.

Na região oeste de Kyushu, Chugoku, Shikoku e Kinki, a velocidade máxima do vento, provavelmente, alcançará 126 quilômetros por hora.

Autoridades locais emitiram ordem de evacuação para algumas partes das prefeituras de Miyazaki, Kumamoto, Kagoshima, Fukuoka, Oita e Kochi.

O tufão está afetando os sistemas de transporte, os serviços de trens locais em Kyushu foram suspensos, o trem bala Shinkansen também foi suspenso em algumas seções da região.

As companhias aéreas cancelaram mais de 500 vôos neste domingo (17), principalmente nas regiões Kyushu e Shikoku.