O Projeto SizeBR do SENAI CETIQT, desde 2010, identificou as principais formas corporais da mulher brasileira. Aprenda a identificar o seu tipo de corpo.
Sabe-se que o Brasil é um país continental, possuindo a quinta maior área territorial do mundo, o quinto contingente populacional, corresponde a 47% da área da América do Sul, e é dividido em 5 grandes regiões: norte, nordeste, centro-oeste, sul e sudeste.
Devido ao seu vasto território e sua longa história desde o descobrimento que proporcionou uma miscigenação de raças no Brasil, conclui-se que é praticamente impossível se determinar um corpo padrão feminino para todo o território brasileiro.
O Projeto SizeBR do SENAI CETIQT, iniciado em 2010, é o principal estudo antropométrico brasileiro desenvolvido com tecnologia 3D de escaneamento corporal e foi aplicado nos principais centros de consumo distribuídos pelas cinco regiões do país. O estudo foi feito de forma regional, e assim foram apresentados resultados que mostraram a grande diferença da forma corporal da mulher brasileira nas diferentes regiões do país.
Para efeito de comparação, o estudo precisou situar a forma corporal da mulher brasileira em relação à outros povos e culturas, fazendo, portanto, uma comparação com a forma corporal das mulheres americanas e coreanas. Para isso, foram utilizados os critérios matemáticos utilizados no software FFIT e apresentados por Lee e outros autores (LEE et al., 2007).
Esses critérios definem 7 formas corporais mais comuns entre as mulheres brasileiras:
- ampulheta;
- ampulheta inferior;
- ampulheta superior;
- colher;
- triângulo;
- triângulo invertido e
- retângulo.
O estudo realizado nas cinco regiões do país constatou que a forma corporal que predomina entre as mulheres brasileiras é a retangular.
Para você aprender a identificar o seu tipo de corpo, basta tirar as suas medidas (busto, cintura, quadril alto e quadril baixo) com uma fita métrica em centímetros, conforme mostram as figuras abaixo, e depois verificar em qual desses biótipos você se enquadra. Na imagem acima você encontra as características detalhadas de cada biótipo e no artigo completo do estudo (neste link aqui) você encontra as fórmulas matemáticas para fazer os cálculos e descobrir o seu biótipo exato.
Fonte: BASTOS, S. F.; SABRÁ, F. G., A forma do corpo da mulher brasileira, Senai CETIQT (2014).
Por Taiara Desirée
- Como a franja pode influenciar a sua imagem e comportamento? - 14 de maio de 2019 8:57 am
- Entenda a diferença entre cosmético natural, orgânico e vegano - 11 de fevereiro de 2019 8:53 am
- Saiba mais sobre a Consultoria Design Pessoal Online - 1 de fevereiro de 2019 11:31 pm